Lar Politica Crime organizado começa a contaminar a política e economia, diz Barroso

Crime organizado começa a contaminar a política e economia, diz Barroso

por manoelacarlucci
0 comentários
crime-organizado-comeca-a-contaminar-a-politica-e-economia,-diz-barroso

Durante um painel nesta quarta-feira (26), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, comentou a infiltração do crime organizado em diferentes instâncias da sociedade.

“Nós estamos vivendo um momento em que o crime organizado começa a contaminar a política e a economia formal com diferentes mecanismos de lavagem de dinheiro”, afirmou durante a palestra promovida pelo BTG Pactual.

Ele enumerou três tipos de criminalidades, que classificou como “preocupantes”. São elas: a criminalidade comum, a criminalidade organizada e a criminalidade institucionalizada.

“A primeira dessas disfunções, especialmente grave, é o tema da segurança pública. Esse é um tema que precisa entrar na agenda brasileira de maneira aflitiva. O crescimento da criminalidade, o crescimento do crime organizado, o aumento da violência, o domínio territorial de muitas áreas e o que está acontecendo na Amazônia são fatos que precisam preocupar todas as pessoas que tenham compromisso em fazer um país melhor e um país maior”, afirmou.

Segundo Barroso, a “criminalidade institucionalizada” é aquela que “se instala dentro do Estado com uma cultura tolerante de desvio de recursos”.

Dentre as problemáticas que desencadeiam a questão enfrentada hoje, o magistrado citou a educação.

“A educação continua a ser ainda um problema brasileiro e foi isso que nos atrasou na história”, disse.

“Não há como o Brasil se tornar verdadeiramente desenvolvido sem uma elevação da ética pública e da ética privada no país”, completou.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.