Lar Saúde Mito ou verdade: cabelos caem mais no outono?

Mito ou verdade: cabelos caem mais no outono?

por carolineferreira
0 comentários
mito-ou-verdade:-cabelos-caem-mais-no-outono?

Assim como em outras estações do ano, o outono, além de trazer mudanças significativas no clima, também pode influenciar na queda capilar. Antes de mais nada, é necessário entender que este é um fenômeno fisiológico ligado ao ciclo de vida dos fios, que engloba três fases, ou seja, anágena (crescimento), catágena (transição) e telógena (queda).

“Em média, 10 a 15% dos fios estão naturalmente na fase telógena, o que justifica a queda diária como parte do processo de renovação capilar”, explica o biomédico Thiago Martins, mestre em Medicina Estética, à CNN. Desta forma a queda torna-se uma etapa natural do clico.

“Ela permite que novos fios cresçam em substituição aos antigos, mantendo o equilíbrio e a saúde do couro cabeludo. Sem esse processo, os fios envelheceriam e perderiam funcionalidade ao longo do tempo”, acrescenta.

Mas o que explica a queda acentuada no outono?

De acordo com médico dermatologista Lucas Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a queda acentuada no outono está relacionada ao chamado eflúvio telógeno sazonal.

“Possíveis fatores incluem menor exposição solar no inverno anterior, o que afeta a síntese de vitamina D, e variações hormonais ligadas à fotoperiodicidade, impactando o ciclo dos folículos”, comenta à CNN.

Quando a queda capilar deixa de ser normal?

O biomédico explica ainda que considera-se normal a perda de até 100 fios por dia, o que varia de acordo com fatores específicos, como densidade capilar, genética e manipulação mecânica dos cabelos. “Essa quantidade é compatível com a renovação fisiológica esperada”, diz.

No entanto, quando ultrapassa o volume esperado por um período prolongado, quando há afinamento perceptível dos fios, falhas visíveis no couro cabeludo ou queda associada a outros sintomas como coceira ou inflamação, é necessário procurar um profissional especializado.

Prevenindo as quedas capilares

De acordo com o dermatologista, embora o eflúvio sazonal não possa ser totalmente evitado, é possível minimizar sua intensidade com algumas medidas básicas, incluindo alimentação equilibrada, exposição solar moderada, suplementação de nutrientes quando indicada, controle do estresse e uso adequado de produtos para fortalecimento capilar.

“Os tratamentos disponíveis no mercado variam conforme o diagnóstico e incluem: minoxidil tópico para estimular o crescimento, finasterida ou dutasterida oral (quando indicado), suplementação vitamínica, fotobiomodulação (laser de baixa intensidade) e microagulhamento com drug delivery”, conclui.

Quantas vezes os cabelos devem ser lavados por semana

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.