Lar Policia Maior tubarão do planeta é flagrado em Ilhabela (SP)

Maior tubarão do planeta é flagrado em Ilhabela (SP)

por Vitor Bonets
0 comentários
maior-tubarao-do-planeta-e-flagrado-em-ilhabela-(sp)

Um casal de biólogos, identificados como Daniel Munhoz e Larissa Uema, fizeram um vídeo em que flagram um tubarão-baleia, conhecido como o maior tubarão do planeta. O registro ocorreu no dia 5 de março, em Ilhabela, no litoral de São Paulo.

A dupla é instrutora de mergulhos na cidade litorânea e compartilhou o momento nas redes sociais. Daniel comentou sobre a importância do tubarão-baleia para o funcionamento do ecossistema. “Esses animais mantêm a cadeia alimentar de todo o oceano estável e saudável apenas com sua existência. Seus hábitos naturalmente fazem parte de um ciclo complexo que deixam tudo funcionando e consequentemente vivo”.

Segundo o biólogo, o animal é “magnífico, impressionante e inofensivo”. Além disso, ele disse que “mergulhar com esse bicho é a definição de felicidade e admiração. Estar cara a cara com esse bicho traz uma sensação que nada criado pelo homem consegue trazer. Enquanto não colocarmos nosso foco na natureza e na nossa sobrevivência, estaremos fadados à tristeza e a um futuro terrível”.

Veja vídeo completo:

Em entrevista exclusiva à CNN, Larissa comentou que o tubarão-baleia é o tubarão perfeito para desmistificar um grupo que, para ela, é injustiçado pela maioria da população.

“Poucas pessoas sabem que a maioria dos tubarões não são predadores topo de cadeia, como os tubarões-brancos. É um privilégio espetacular poder contemplar a presença desse animal fantástico em águas brasileiras”, finalizou a bióloga.

Conheça o Tubarão-baleia

Segundo o Bureau of Ocean Energy Management (BOEM), uma agência do governo dos Estados Unidos, os tubarões-baleia são os maiores tubarões e os maiores peixes vivos atualmente.

O maior animal da espécie já registrado media 18,8 metros de comprimento. Eles possuem uma cabeça larga e achatada, com uma boca grande localizada na parte frontal, em vez de na parte inferior, como a maioria dos tubarões.

O animal utiliza a boca para sugar excesso de água e a filtra por meio de filtros especiais para capturar suas presas de plâncton. Os tubarões-baleia são identificados por sua pele cinza-escura e manchas e listras cinza-claras ou brancas. A combinação de manchas e listras é única para cada tubarão.

A espécie é altamente migratória, ao habitar todas as águas tropicais e temperadas quentes do mundo, exceto o Mediterrâneo. Ela vive ao longo do litoral e em águas abertas. Os tubarões-baleia migram com base na disponibilidade de alimento e acompanham florações de plâncton, eventos de desova de peixes ou mudanças sazonais na temperatura da água.

Ao consumir grandes quantidades de plâncton, pequenos peixes e outros microrganismos, o mamífero limita as populações dessas espécies, o que ajuda a prevenir condições que levam à escassez de oxigênio na água.

Os dejetos dos tubarões-baleia fornecem nutrientes essenciais, como nitrogênio e fósforo, que por sua vez promovem o crescimento do fitoplâncton, que forma a base da teia alimentar marinha.

Mesmo que o plâncton seja a principal fonte de alimento, eles também se alimentam de pequenos peixes, lulas e crustáceos, e são conhecidos por sugar peixes de pescadores em algumas partes do mundo.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), o tubarão-baleia está classificado como “em perigo” em relação ao nível de extinção da espécie.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.