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Companhias aéreas reforçam voos e rotas para Belém antes da COP30

por matheusoliveira
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Companhias aéreas aumentam a quantidade de voos e rotas com destino a Belém para atender à demanda prevista para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Gol e Latam irão disponibilizar viagens para a capital paraense com partidas de novas cidades a partir de junho e novembro, respectivamente.

A partir de 15 de junho, a Gol disponibilizará voos diretos entre as cidades de Miami, no sul dos Estados Unidos, e Belém. A perspectiva é triplicar os voos com destino à sede da COP30. Inicialmente, serão dois voos semanais, às quintas e domingos.

A companhia afirma que divulgará novas adições de voos e rotas com destino a Belém em breve.

Em 2024, o Pará recebeu 32 mil turistas estrangeiros, enquanto o Aeroporto Internacional de Belém registrou um recorde histórico de 4,1 milhões de passageiros, de acordo com dados do Ministério do Turismo.

No mesmo período, aproximadamente 5% dos voos operados no terminal foram internacionais, contribuindo para um aumento de 58% no fluxo de viajantes estrangeiros, impulsionado pela inclusão de novos destinos.

Em novembro, mês da COP30, a Latam programa voos extras nas rotas Guarulhos–Belém, com ampliação de 28 para 31 voos semanais, e Fortaleza–Belém, com acréscimo de 7 para 12 voos semanais.

As viagens Manaus–Belém e Macapá–Belém permanecem com a oferta atual de dois voos e três voos semanais, respectivamente.

A Latam passará a operar de forma excepcional duas rotas durante o mês de novembro. Serão três voos semanais, às segundas, quartas e sábados, entre a capital colombiana, Bogotá, e Belém do Pará. E mais dois voos semanais, às quintas e domingos, entre o Rio de Janeiro e Belém.

Ambas as rotas serão operadas em aeronaves Airbus A320, com capacidade para até 174 passageiros.

Além da Latam e Gol, as companhias aéreas Azul, a portuguesa TAP e a surinamense Surinam Airways operam voos no Aeroporto Internacional de Belém. Procurada, a Azul diz se preparar para a COP30 e que o divulgará o planejamento operacional oportunamente.

A TAP e a Surinam Airways não responderam às tentativas de contato até o fechamento da matéria. O espaço segue em aberto.

Infraestrutura aeroportuária

Para atender a um maior número de voos e rotas, o aeroporto da capital paraense passa por mudanças. A concessionária responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Belém, a Norte da Amazônia Airports (NOA), afirma que investe R$ 450 milhões em obras de infraestrutura e modernização do local.

As áreas de embarque e desembarque foram ampliadas de 1.593 m² para os atuais 4.303 m². A ampliação se deu por meio da criação de dois novos mezaninos no saguão principal.

Na área operacional, o número de posições para estacionamento de aeronaves será ampliado com a construção de um novo pátio, enquanto as cabeceiras 20 e 24 receberão a implantação de PAPI (do inglês, Precision Approach Path Indicator).

Outras melhorias também envolvem a restauração dos pavimentos do pátio, das taxiways e da pista de pouso e decolagem (PPD), a modernização e automação do balizamento noturno, a revitalização da sinalização horizontal, além da modernização do ALS (Approach Light Systems) na cabeceira 06.

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