Lar Economia Gripe aviária: governo rastreia ovos fornecidos por granja contaminada

Gripe aviária: governo rastreia ovos fornecidos por granja contaminada

por lucasschroeder
0 comentários
gripe-aviaria:-governo-rastreia-ovos-fornecidos-por-granja-contaminada

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que os ovos para incubação fornecidos pela granja onde foi registrado o caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) já foram rastreados.

Segundo o ministério, os ovos foram enviados para incubatórios localizados em Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. A circulação do vírus foi confirmada em um matrizeiro localizado no município de Montenegro (RS).

O Mapa determinou a adoção imediata das medidas de saneamento previstas no plano de contingência para influenza aviária e doença de Newcastle, o que inclui a destruição dos ovos, com o objetivo de mitigar qualquer risco sanitário.

“De toda forma, ressaltamos que não há comprovação de que tais ovos estejam contaminados com o vírus da gripe aviária, e que todas as medidas necessárias para a proteção da avicultura nacional estão sendo adotadas”, diz o ministério.

No último sábado (17), o México suspendeu as importações de ovos férteis e carne de frango do Brasil.

Argentina, China, Chile, Uruguai e União Europeia também anunciaram restrições à compra de carnes de aves brasileiras. No entanto, até o momento, o México foi o único país a embargar especificamente os ovos.

As exportações de carne de aves do Brasil para esses seis mercados somaram mais de US$ 230 milhões (R$1,3 bilhão na cotação atual) apenas no mês de abril, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.