Lar Região Entenda a polêmica dos “genes” e “jeans” de campanha com Sydney Sweeney

Entenda a polêmica dos “genes” e “jeans” de campanha com Sydney Sweeney

por larissacasadob
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A nova campanha da estrela de Hollywood Sydney Sweeney para a American Eagle se tornou um dos assuntos polêmicos nesta semana.

O anúncio, intitulado “Sydney Sweeney Has Great Jeans” (ou “Sydney Sweeney tem ótimos jeans”), foi lançada dia 23 de julho, com alguns vídeos da atriz vestindo as peças da marca. Um dos pontos levantados pela campanha é o fato de que o slogan faz um trocadilho entre a palavra “jeans” e “genes”, principalmente pela semelhança fonética entre as palavras em inglês. O jogo de palavras foi acusado ter cunho racial e sugerir superioridade genética, visto que a intérprete de Cassie em “Euphoria” é uma mulher branca, loira e de olhos claros.

Na propaganda, Sydney diz: “Os genes são transmitidos de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até mesmo a cor dos olhos. Meu jeans é azul”. Até que uma voz, ao fundo, completa falando o slogan: “Sydney Sweeney tem jeans ótimos”.

Sayantani DasGupta, que é autora, médica e docente do curso de Medicina Narrativa na Universidade de Columbia afirmou que a propaganda está “embutida de messagem eugenista”.”Propagandas não nos vendem produtos, vendem noções de amor, sexualidade, corpos e afins… Sydney pontua esse paralelo entre ‘genes’ e ‘jeans’ ao falar sobre as características passadas de pai para filho. E uma mulher racializada não teria sido contratada para essa campanha“, acrescenta.

A eugenia é uma pseudociência que visa a “melhoria genética dos seres humanos” e, segundo a National Human Genome Research Institute, uma “teoria imprecisa, ligada a formas históricas e atuais de discriminação, racismo, capacitismo e colonialismo”.

Um outro ponto também é levantado pela semelhança da campanha de 2025 com a o anúncio de 1991 de Brooke Shields, com 15 anos época, para a Calvin Klein. Além de também trazer uma mensagem sobre características genéticas, a estrela adolescente dizia: “Quer saber o que há entre eu e meus jeans? Nada”. Rachel Lowestein, consultora cultural de marcas aponta que a propaganda da American Eagle está voltando a “mais antiga estratégia de publicidade: sexo vende“. Ela aponta que mesmo com tantas mulheres incomodadas com o tom da propaganda, o valor da marca teve um pico no mercado – em fato as ações da empresa subiram 10% em alguns dias, adicionando US$ 200 milhões (cerca de R$ 1,1 bilhão), ao valor do grupo, afirmou a Vanity Fair.

Até o momento, a atriz ou a American Eagle não emitiram nenhum declaração formal sobre o tema. Segundo uma publicação no Linkedin de Asheley Schapiro, vice-presidente de Marketing da empresa, ela e Sydney tiveram uma conversa prévia sobre os limites da campanha: “Perguntamos: ‘Até onde você quer ir?’ e ela deu um sorrinho e disse: ‘Vamos, eu topo’“.

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