Ex-técnico do Athletico, Alberto Valentim, atualmente na Ponte Preta, corre o risco de pegar um gancho pesado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na próxima segunda-feira (4).
O treinador pode pegar até 180 dias de suspensão por supostamente estar no jogo contra o Ituano, em Itu, válido pela quinta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, quando ainda tinha que cumprir a automática após ter recebido três cartões amarelos. O auxiliar Douglas Leite esteve à beira do gramado na ocasião. A Macaca venceu o jogo por 1 a 0.
A árbitra do confronto, Daiane Muniz, citou na súmula que foi informada pelo delegado da partida, Marcelo Rezende, sobre a presença do técnico nos vestiários da Ponte e em um camarote do estádio.
“Fui informada pelo delegado, sr. Marcelo Rezende, que Alberto Valentim, suspenso, foi identificado no interior do vestiário de sua equipe durante o intervalo da partida e em um camarote durante o jogo. Reforço que nenhum membro da equipe de arbitragem presenciou o fato”
Entretanto, além da árbitra, o próprio delegado revelou que não viu o treinador no Estádio Novelli Júnior e que foi informado por funcionárias do Ituano sobre o caso. Dias depois, em entrevista coletiva, Alberto Valentim negou que tenha ido ao estádio.
“É uma situação triste, porque não pude parabenizar os jogadores pela vitória no vestiário. Eu não estive no vestiário e só consegui abraçá-los em Campinas”, afirmou o técnico.
A Procuradoria do STJD denunciou o treinador, com base na súmula, de acordo com o artigo 228 – “exercer cargo, função ou atividade, na modalidade desportiva, durante o período em que estiver suspenso por decisão da Justiça”. A suspensão varia de 90 a 180 dias.
Alberto Valentim foi campeão da Sul-Americana com um jogo pelo Athletico
Ídolo do Athletico como lateral-direito na década de 90, Alberto Valentim se aposentou dos gramados em 2009 e iniciou a sua carreira como comandante justamente no Furacão, como auxiliar-técnico em 2012.
Em 2021, ele teve a sua primeira oportunidade como treinador do Rubro-Negro e, com apenas um jogo em seu comando na Sul-Americana, o Athletico sagrou-se campeão da competição internacional.
Além do título, Valentim também conseguiu chegar à final da Copa do Brasil do mesmo ano, sendo derrotado pelo Atlético-MG na decisão. Já em 2022, a pressão foi grande no comando, principalmente, após o vice da Recopa Sul-Americana, a eliminação para o rival Coritiba nas semifinais do Paranaense e o início irregular na Libertadores e no Brasileirão.
Ele foi demitido do cargo em abril, com oito vitórias, oito empates e 12 derrotas – aproveitamento de 38%. Na sequência, ele ainda trabalhou no CSA, Atlético-GO e Ituano, antes de fechar com a Ponte Preta nesta temporada. A Macaca faz grande campanha na Série C, sendo a segunda colocada.
Siga o UmDois Esportes
Diogo Souza” itemprop=”image” data-src=”https://www.umdoisesportes.com.br/media/umdoisesportes/2024/06/06042341/Diogo.png” src=”https://www.umdoisesportes.com.br/media/umdoisesportes/2024/06/06042341/Diogo.png”>
Jornalista com 16 anos de experiência, sendo 14 deles na Editora O Estado do Paraná, onde passou de estagiário a repórter, colunista e editor. Desde 2020, é editor no UmDois Esportes. Também é o titular do blog Direto do Octógono, especializado na cobertura de UFC e outros eventos de MMA e boxe.
Tudo sobre
- Athletico-PR
- Botafogo
- Futebol Brasileiro