Lar Economia À CNN, ex-ministro do Meio Ambiente critica exceções para importar resíduo

À CNN, ex-ministro do Meio Ambiente critica exceções para importar resíduo

por joaonakamura
0 comentários
a-cnn,-ex-ministro-do-meio-ambiente-critica-excecoes-para-importar-residuo

O ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc (2008 a 2010), criticou em entrevista à CNN o decreto do governo federal que enumera exceções à proibição de importação de resíduos sólidos dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Não acho uma boa política. Prejudica catadores de materiais recicláveis e atrasa o ‘cumpra-se’ da lei da logística reversa [PNRS]”, disse.

O texto autoriza a importação dos materiais apenas para fins industriais específicos, como a transformação de materiais e minerais estratégicos. Para o ex-ministro, assim, “contrasta com a timidez das políticas públicas que estimulam a reciclagem e economia circular”.

Minc foi ministro durante o governo Lula 2 e esteve à frente dos esforços para a aprovação da PNRS, em 2010. Hoje é deputado estadual no Rio de Janeiro, onde encabeçou a criação da Política Estadual de Resíduos Sólidos, obrigando tratamento do lixo e apoio a cooperativas de catadores, e a reciclagem de embalagens, pilhas e lâmpadas.

Segundo o decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em conjunto com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB) e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), a indústria deve dar preferência a resíduos disponíveis no mercado nacional.

“A indústria que utiliza resíduos como insumos industriais dará preferência aos resíduos existentes no mercado interno que beneficiem cooperativas, associações e outras formas de organização popular de catadoras e catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, de modo a aprimorar os sistemas de logística reversa e a implementação da economia circular”, diz o texto.

Além disso, as proibições de importação não abrangem o retorno de resíduos previamente exportados pelo Brasil.

Em nota, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima afirmou que um grupo de trabalho com integrantes de ministérios e outros órgãos federais discutiu a regulamentação, que resultou na lista de 20 resíduos que poderão ser importados.

“O MMA reforça ainda que, para além dessas exceções, seguirá proibida a importação de rejeitos de qualquer natureza”, concluiu.

85% da indústria brasileira pratica economia circular, aponta CNI

Acompanhe Economia nas Redes Sociais

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.