O adolescente que atacou a facadas crianças de uma escola do município de Estação (RS) foi ouvido pela Justiça na última quarta-feira (30).
Ele responde à representação do Ministério Público pela prática de atos infracionais análogos a um homicídio qualificado e a cinco tentativas de homicídio qualificado.
Durante sessão conduzida pela juíza de direito Dolores Kramer, da 2ª Vara Judicial de Getúlio Varga, foram ouvidas quatro testemunhas de defesa, além do próprio adolescente.
No dia anterior, terça-feira (29), teve a oitiva de 16 testemunhas de acusação, entre elas uma das vítimas – a professora – e pais de crianças envolvidas no caso.
Agora, tem início o prazo para as alegações finais das partes e, posteriormente, o julgamento.
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) prevê que todo o trâmite – desde a internação até a sentença – seja concluído em até 45 dias.
Relembre o caso
Um adolescente de 16 anos atacou com faca crianças em uma escola de Estação (RS), no dia 8 de julho. Um menino de 9 anos morreu e uma menina de 8 anos ficou ferida. Além disso, uma professora, de 34 anos, foi atingida ao tentar intervir no ataque. Outras três crianças se feriram, mas em menor gravidade.
O ataque ocorreu na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi.
Conforme informações da Brigada Militar, o jovem era conhecido de professores e equipes que trabalhavam na escola e chegou ao local afirmando que iria entregar um currículo. Após entrar, solicitou ir ao banheiro e invadiu uma sala do terceiro ano do ensino fundamental, onde atacou as crianças.
Ele teria sido contido por populares até ser apreendido pela Brigada Militar.
A Justiça do Rio Grande do Sul determinou a internação provisória do adolescente, que tem duração de 45 dias, conforme estabelece o ECA.