Lar Politica Alcolumbre quer volta de comissões mistas e nova relação com a Câmara

Alcolumbre quer volta de comissões mistas e nova relação com a Câmara

por douglasporto
0 comentários
alcolumbre-quer-volta-de-comissoes-mistas-e-nova-relacao-com-a-camara

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) iniciou seu segundo mandato à frente da Casa no último sábado (1º). O congressista terá como desafio pelos próximos dois anos o restabelecimento de uma relação mais próxima entre Câmara e Senado.

Alcolumbre derrotou os candidatos Eduardo Girão (Novo-CE) e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e foi eleito com placar expressivo de 73 votos. Ele ficou no terceiro lugar entre os congressistas com maior número de votos para a presidência da Casa desde a redemocratização.

Antes da votação, Alcolumbre discursou no plenário e defendeu um Senado “soberano, autônomo e independente”. O senador também pediu o “retorno urgente” das comissões mistas para análise de medidas provisórias.

“O processo legislativo das medidas provisórias também precisa ser retomado urgentemente: as comissões mistas são obrigatórias por mandamento constitucional. Suprimi-las ou negligenciá-las não é apenas errado do ponto de vista do processo: é uma redução do papel do Senado Federal”, disse no plenário.

Como a CNN mostrou, as comissões foram alvo de impasse entre Senado e Câmara em 2023. O então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), era contra a retomada dos colegiados, que pararam de funcionar durante a pandemia da Covid-19.

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que antecedeu Alcolumbre na presidência do Senado, defendeu a retomada dos colegiados, mas a dinâmica permaneceu semelhante à dos anos de pandemia.

“Distanciamento”

Sobre a relação com os deputados, Alcolumbre também afirmou que atuará para dar protagonismos aos projetos do Senado e fez críticas à prática de propostas dos senadores serem preteridas na Câmara.

“Assumo assim um compromisso: de atuar para reverter o entendimento da Mesa da Câmara anterior, de apensar nossos projetos já aprovados no Senado a projetos ainda em fase inicial na Casa vizinha, a fim de que a iniciativa de lá se converta em originária, enquanto a dos senadores é esquecida”, declarou.

Após vencer a eleição, Alcolumbre declarou à imprensa que o distanciamento entre Lira e Pacheco enfraqueceu o Legislativo nos últimos anos.

“Esse distanciamento que todo mundo sabe que há, que havia, entre o presidente Rodrigo e o presidente Arthur [Lira], de certo modo, enfraqueceu o Poder Legislativo, e eu não estou criticando nem o Arthur, nem o Rodrigo [Pacheco], estou fazendo uma constatação que todos nós sabemos”, disse em entrevista coletiva.

Pautas prioritárias

Um dos assuntos de maior destaque para os próximos meses é a resolução sobre o pagamento de emendas parlamentares. Assim como o novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-AP), Alcolumbre terá de dialogar sobre o tema com o Supremo Tribunal Federal (STF).

A Corte questiona os critérios de transparência e rastreabilidade na aplicação dos recursos.

Como presidente do Senado, Alcolumbre também acumula a chefia do Congresso Nacional. Nessa função, ele será responsável por conduzir as sessões conjuntas das Casas Legislativas. O Orçamento de 2025, que não foi votado no ano passado, é um dos itens que deve ser analisado pelo Congresso nos primeiros meses deste ano.

Outro assunto de destaque é a regulamentação da reforma tributária. O segundo projeto sobre o tema, que trata sobre o Comitê Gestor dos novos impostos, será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado neste ano. A pauta é considerada uma prioridade para o governo federal e pela cúpula do Congresso.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.