Lar Região América Latina deve manter planos fiscais em meio a incertezas, diz FMI

América Latina deve manter planos fiscais em meio a incertezas, diz FMI

por giselefarias
0 comentários
america-latina-deve-manter-planos-fiscais-em-meio-a-incertezas,-diz-fmi

Os países da América Latina devem manter políticas fiscais prudentes para fortalecer suas economias em meio a uma rápida escalada das tensões comerciais e das incertezas, disse Nigel Clarke, vice-diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), à Reuters nesta sexta-feira (6).

“Agora não é hora de mudar a estrutura ou abandonar os planos fiscais”, disse Clarke em uma resposta por escrito antes de visita ao Paraguai nesta sexta-feira, onde ele lançará um programa de treinamento regional para “fortalecer a capacidade analítica e institucional em toda a região”, de acordo com Clarke.

A América Latina resistiu ao impacto da pandemia da Covid-19 melhor do que o esperado, reconheceu ele, retirando as políticas de apoio emergencial introduzidas durante a crise sanitária em tempo hábil.

No entanto, desde então, países incluindo Brasil, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru e Uruguai voltaram a ter níveis de endividamento semelhantes aos observados no auge da pandemia em 2020.

Isso significa que suas economias estão expostas a mais riscos decorrentes da volatilidade do mercado, especialmente nos Estados Unidos, em um momento em que é mais difícil projetar o crescimento global.

“Nossa mensagem para os países da América Latina e do Caribe é que continuem implementando as reformas estruturais necessárias e fortaleçam a resiliência de suas economias”, disse Clarke, acrescentando que o comércio deve ser aprofundado por meio da redução das barreiras comerciais.

Em abril, o FMI revisou para baixo sua estimativa de crescimento para a América Latina e o Caribe para 2,0%, de 2,5% em janeiro e ante expansão de 2,4% no ano passado.

Essa revisão foi impulsionada principalmente pela economia do México, fortemente interligada com a dos Estados Unidos, já que as tarifas comerciais norte-americanas afetam as exportações.

Clarke lançará nesta sexta-feira no Paraguai um programa regional de treinamento do FMI para a América do Sul e o México, com o objetivo de apoiar os países na formação profissional e na atualização de dados.

O programa de treinamento regional, organizado pelo banco central do Paraguai, terá início na sexta-feira com oito cursos distribuídos ao longo dos próximos 12 meses, sendo que o primeiro se concentrará em políticas macroeconômicas e fiscais.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.