Lar Internacional Americano acusado de insultar a monarquia tailandesa é liberado sob fiança

Americano acusado de insultar a monarquia tailandesa é liberado sob fiança

por lucasoliveira
0 comentários
americano-acusado-de-insultar-a-monarquia-tailandesa-e-liberado-sob-fianca

O acadêmico americano, Paul Chambers, preso na Tailândia e acusado de insultar a família real foi libertado sob fiança, mas seu status imigratório permanece contestado, afirmou seu advogado nesta quinta-feira (10).

O professor da Universidade Naresuan, na Tailândia, foi detido na terça-feira (8) após uma queixa apresentada pelo exército monarquista, acusando-o de difamar a monarquia tailandesa, que possui uma das leis de lesa-majestade mais rigorosas do mundo.

O Departamento de Imigração revogou seu visto.

O Departamento de Estado dos EUA expressou preocupação com a prisão, afirmando que ela reforçava as preocupações de longa data de Washington sobre o uso da lei de lesa-majestade pela Tailândia.

Ao mesmo tempo, pedia as autoridades a “respeitarem a liberdade de expressão e garantirem que as leis não sejam usadas para reprimir a expressão permitida”.

Chambers foi liberado sob fiança na noite de quarta-feira (9), de acordo com seu advogado, Wannaphat Jenroumjit, do grupo Advogados Tailandeses pelos Direitos Humanos. Chamber também recorreu da revogação de seu visto.

“Devemos saber o resultado do recurso até sexta-feira”, acrescentou Wannaphat.

As acusações contra Chambers partiram de uma sinopse de um seminário acadêmico online do qual ele era palestrante. A sinopse foi publicada no site de um instituto de pesquisa sediado fora da Tailândia no ano passado, disse seu advogado.

Chambers não será deportado da Tailândia até que o processo judicial seja concluído, disse um oficial de imigração sob condição de anonimato, pois não estava autorizado a falar com a imprensa.

A monarquia tailandesa é protegida pela Seção 112 do código penal do país, que determina que qualquer pessoa considerada culpada de difamar, insultar ou ameaçar o rei, a rainha, seu herdeiro aparente ou regente será punida com pena de prisão de três a 15 anos.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.