O Atlético-MG deixa o Campeonato Brasileiro em segundo plano, vira a chave para a Copa Sul-Americana e se prepara para o primeiro confronto da semifinal. Nesta terça-feira (21), o time comandado pelo técnico Jorge Sampaoli encara o Independiente del Valle em Sangolquí, no Equador. A bola rola a partir das 21h30 (de Brasília).
Para o confronto, o treinador argentino deve optar por uma equipe “mais física” (descansada e forte fisicamente), pensando justamente no ar rarefeito da cidade localizada a 20 minutos de Quito. Por lá, a altitude é de 2.500 metros. Hulk, apesar de ser o artilheiro do time na temporada, com 16 gols marcados, deve iniciar entre os reservas.
Quebra de tabu
Para além de buscar um bom resultado, o Galo de Sampaoli tem outra missão: conquistar, quem sabe, a primeira vitória em terras equatorianas.
Até aqui, o Atlético soma cinco jogos no Equador, com três derrotas e dois empates. O último jogo foi um empate contra o Emelec, por 1 a 1, pelas oitavas de final da Libertadores de 2022.
Antes disso, o Alvinegro tinha outros quatro jogos no país, sendo dois deles contra o adversário da próxima terça-feira (21). O Atlético esbarrou com o Del Valle nas Libertadores de 2016 e 2022, quando perdeu por 3 a 2 e empatou por 1 a 1, respectivamente.
Noite pré-jogo “agitada”
A noite da segunda-feira do Atlético foi agitada. Às vésperas da partida, Hulk foi as redes sociais para falar sobre a atual situação contratual. O atacante garantiu, por meio do staff, cumprir o contrato que vai até o final de 2026. O Galo também se pronunciou e, em nota oficial, rechaçou conversas sobre rescisão contratual.
O Galo tinha também atenção para o que ocorria na Vila Belmiro. O duelo entre Vitória e Santos terminou com triunfo dos visitantes. O resultado deixou o Alvinegro apenas com dois pontos de vantagem em relação ao Z4 da competição nacional.
Em campo
O único desfalque (recente) para o comandante do Alvinegro é o volante Fausto Vera, que está suspenso. Porém, ele poderá contar com Alexsander, que se recuperou de lesão no joelho e deve iniciar o confronto no banco de reservas.
Departamento médico
- Caio Maia: está em fase final da cirurgia no joelho, realizada no fim de 2024;
- Patrick: o volante se recupera de lesão na coluna;
- Tomás Cuello: com fratura na fíbula e com ligamentos do tornozelo esquerdo afetados, passou por cirurgia e só retorna ao time em 2026;
- Júnior Santos: lesão traumática no púbis, com ruptura do tendão adutor da coxa direita;
- Lyanco: ruptura do tendão de Aquiles esquerdo;
Del Valle tem desfalque conhecido
Para o confronto, o técnico Javier Rabanal não poderá contar com o meia Juani Cazares, ex-Galo. O jogador de 33 anos se contundiu no fim de semana, em jogo do Campeonato Equatoriano, e virou desfalque para o Independiente del Valle.
O zagueiro Carabajal, suspenso por dois jogos pela Conmebol, cumpriu o primeiro contra o Once Caldas, da Colômbia, e também é desfalque no jogo de ida da semifinal.
O Del Valle vive boa sequência na temporada. A equipe perdeu apenas um dos últimos seis jogos realizados.
Campanhas na “Sula”
Até aqui, nesta edição da competição, o Galo já eliminou Atlético Bucaramanga-COL, Godoy Cruz-ARG e Bolívar-BOL, além de passar por uma fase de grupos com Cienciano-PER, Deportes Iquique-CHI e Caracas-VEN .
O Del Valle entrou nos play-offs da competição vindo da Copa Libertadores. Por ordem, eliminou Vasco, Mushuc Runa-EQU e Once Caldas-COL.
Independiente del Valle x Atlético
Independiente Del Valle
Guido Villa; Matias Fernández, Velasco (Zarate), Richard Shunke, Gustado Cortez, Jordy Alcivar, Patrick Mercado, Darwin Guagua, Junior Sornoza, Michael Hoyos e Claudio Spinelli. Técnico: Javier Rabanal.
Atlético-MG
Everson; Renzo Saravia (Ruan Tressoldi), Junior Alonso, Victor Hugo; Alan Franco, Igor Gomes, Bernard; Guilherme Arana; Gustavo Scarpa; Dudu e Rony. Técnico: Jorge Sampaoli.
- Motivo: Jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana
- Data: 21 de outubro de 2025 (terça-feira)
- Local: Estádio Banco Guayaquil (Complexo do Independiente del Valle), em Sangolquí, no Equador
- Horário: 21h30 (de Brasília)
- Árbitro: Carlos Betancur (COL), auxiliado por Richard Ortiz (COL) e Miguel Roldan (COL)
- VAR: Heider Castro (COL)
- Transmissão: SBT, ESPN e Disney+