Lar Economia BCE corta juros e alerta para aumento de incertezas em meio a tarifaço

BCE corta juros e alerta para aumento de incertezas em meio a tarifaço

por afonsobenites
0 comentários
bce-corta-juros-e-alerta-para-aumento-de-incertezas-em-meio-a-tarifaco

O Banco Central Europeu (BCE) reduziu sua taxa básica de juros para 2,25%, de 2,5%, nesta quinta-feira (17), enquanto as tarifas de Donald Trump pairam sobre a economia da região.

O BCE determina o custo dos empréstimos para os 20 países que utilizam o euro. O corte, que era amplamente esperado, é o sétimo no último ano.

O BCE disse em um comunicado na quinta-feira que, embora a zona do euro tenha construído “resiliência contra choques globais”, a “perspectiva de crescimento se deteriorou devido ao aumento das tensões comerciais”.

“O aumento da incerteza provavelmente reduzirá a confiança entre famílias e empresas, e a resposta adversa e volátil do mercado às tensões comerciais provavelmente terá um impacto mais restritivo nas condições de financiamento”, afirmou o banco central.

“Esses fatores podem pesar ainda mais sobre as perspectivas econômicas para a zona do euro.”

O banco é o mais recente ator econômico e financeiro global a alertar que as tarifas podem pesar sobre as economias e prejudicar a todos, desde grandes corporações até pessoas comuns.

Alertas semelhantes foram emitidos pela Organização Mundial do Comércio, pelo presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, e outros .

A inflação na zona do euro caiu do recorde atingido no final de 2022 para 2,2% na comparação anual em março, chegando bem perto da meta de 2% do banco central.

Enquanto isso, as tarifas do governo Trump ameaçam prejudicar o crescimento econômico em todo o mundo.

Da mesma forma, no mês passado, o BCE disse que as tarifas anunciadas até então aumentaram a incerteza sobre a política comercial, levando-o a prever um crescimento menor na Europa neste ano e no próximo.

Yael Selfin, economista-chefe da consultoria KPMG, disse que o BCE pode cortar as taxas mais três vezes este ano.

“O resultado das interrupções comerciais pode criar um excesso global de produtos manufaturados, o que pode fazer com que os preços dos produtos caiam em território deflacionário este ano”, acrescentou Selfin.

Tarifas “recíprocas” de Trump não são o que parecem; entenda

Acompanhe Economia nas Redes Sociais

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.