O Botafogo levou a campo neste domingo (3), na partida contra o Cruzeiro pelo Brasileirão, a campanha “Números Quebrados”, parte do projeto “A Hora Delas”.
A ação altera a numeração das camisas dos jogadores, agora inspiradas em radiografias de ossos quebrados de mulheres agredidas.
A campanha é realizada em parceria com a agência Owly e integra as iniciativas do clube no Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, uma mulher sofre violência a cada dois minutos no Brasil. A ação busca dar visibilidade a esses dados por meio de uma linguagem visual forte no uniforme do time.
“Criamos o projeto ‘A Hora Delas’ para ampliar o protagonismo feminino e dar voz às mulheres, dentro e fora do futebol”, afirma Paula Young, Head de Ativações da SAF Botafogo.
“No mês do Agosto Lilás, levamos essa luta para o campo com a campanha ‘Números Quebrados’. Neste jogo, os números nas costas não representam apenas os nossos jogadores, eles também carregam a dor de milhares de mulheres”, completa Paula.
A idealização da numeração inspirada em radiografias teve como objetivo transformar o uniforme em ferramenta de empatia e conscientização.
“Transformamos os números, um dos maiores símbolos do futebol, em um grito visual”, diz Aline Alves, diretora da Owly e uma das idealizadoras da campanha.
“Essa campanha fala por todas as mulheres que já foram caladas mesmo diante de tanta dor e medo. Queremos que essa ação inspire clubes, torcidas e toda a sociedade”, afirma Aline.
A ação conta com apoio institucional da Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio de Janeiro.
As camisas utilizadas na partida serão leiloadas pela plataforma Match Worn Shirt. Toda a renda será revertida para projetos de prevenção e combate ao feminicídio.