Lar Região Câmara aprova PEC da Blindagem e conclui votação de destaques nesta quarta

Câmara aprova PEC da Blindagem e conclui votação de destaques nesta quarta

por lucasoliveira
0 comentários
camara-aprova-pec-da-blindagem-e-conclui-votacao-de-destaques-nesta-quarta

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (16), em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem, que amplia as proteções legais de parlamentares. O texto dificulta a prisão e a abertura de processos criminais contra deputados e senadores.

No primeiro turno, a proposta recebeu 353 votos favoráveis e 134 contrários. Já na segunda rodada foram 344 a favor e 133 contra. A conclusão da votação, com a análise dos destaques, ficou para esta quarta-feira (17).

A PEC prevê que parlamentares só poderão ser presos em flagrante por crimes inafiançáveis, mas a manutenção da prisão dependerá de aval do Legislativo. Além disso, a abertura de processos criminais contra deputados e senadores também dependerá de autorização da Casa respectiva, com maioria absoluta.

O texto ainda estabelece prazo de 90 dias para análise desses pedidos.

A matéria foi incluída na pauta após reunião de líderes e teve como relator o deputado Cláudio Cajado (PP-BA). Ele destacou que a proposta garante imunidade parlamentar contra “influências e pressões externas”.

Durante a discussão, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a apreciação da PEC é uma resposta a abusos sofridos por congressistas.

“Essa não é uma pauta de governo ou de oposição. Essa não é uma pauta do PT ou do PL. Essa não é uma pauta da direita ou da esquerda”, declarou o presidente da Casa.

(Com informações de Mateus Salomão e Emilli Behnke, da CNN)

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.