Lar Internacional Catar pode dar jato de luxo para Trump de presente; lei dos EUA permite?

Catar pode dar jato de luxo para Trump de presente; lei dos EUA permite?

por tiagotortella
0 comentários
catar-pode-dar-jato-de-luxo-para-trump-de-presente;-lei-dos-eua-permite?

A Casa Branca confirmou que o Catar ofereceu dar de presente um jato de luxo da Família Real ao governo dos Estados Unidos para que seja usado como avião presidencial.

Uma autoridade do Catar afirmou que o avião seria tecnicamente doado pelo Ministério da Defesa do país ao Pentágono, classificando o caso mais como uma transação entre governos do que como uma transação pessoal.

Dado o enorme valor do avião, um Boeing 747-8, a medida é inédita e levanta questões éticas e jurídicas.

Dúvidas éticas e jurídicas sobre avião

Jordan Libowitz, porta-voz da organização Cidadãos pela Responsabilidade e Ética em Washington, disse que a medida representaria um afastamento drástico das ações que os presidentes têm adotado para ficar em conformidade com a Cláusula de Emolumentos Estrangeiros da Constituição dos EUA.

Essa cláusula proíbe pagamentos estrangeiros a um presidente em exercício.

“Nenhum título de nobreza será concedido pelos Estados Unidos; e nenhuma pessoa que ocupe qualquer cargo lucrativo ou de confiança sob sua jurisdição aceitará, sem o consentimento do Congresso, qualquer presente, emolumento, cargo ou título, de qualquer tipo, de qualquer rei, príncipe ou estado estrangeiro”, diz a cláusula.

Assim, Libowitz diz: “Nunca vimos algo no nível de um avião de US$ 400 milhões. É uma escala muito além de tudo o que já vimos antes”.

Kathleen Clark, especialista em ética governamental da Faculdade de Direito da Universidade de Washington em St. Louis, afirmou que o governo Trump está “estruturando uma transação para tentar evitar a aplicação óbvia da lei”.

Ela também pontuou que, como o Congresso não consentiu com o presente, ele viola a cláusula.

“É ridículo. É um presente para Trump. O governo federal é um intermediário”, comentou Clark.

Durante o primeiro mandato de Trump, surgiram disputas judiciais sobre se ele havia violado a cláusula de emolumentos ao lucrar ilegalmente com seus negócios enquanto ocupava cargos públicos, destacou Clark.

Em 2021, a Suprema Corte dos EUA rejeitou os processos contra o republicano porque ele não estava mais no cargo.

“Trump acredita que se safará dessa propina de US$ 400 milhões do Catar porque se safou de várias violações da cláusula de emolumentos em seu primeiro mandato, e nem o Congresso nem o tribunal aplicariam a cláusula anticorrupção da Constituição”, disse Clark.

“Pesadelo de segurança”, avalia fonte

No Serviço Secreto dos EUA, a possível doação de um avião por um governo estrangeiro para uso presidencial está sendo vista como um “pesadelo de segurança”, disse uma fonte à CNN.

“A [Força Aérea dos EUA] teria que desmontá-lo em busca de equipamentos de vigilância e inspecionar a integridade do avião”, destacou a fonte.

Casa Branca e Trump defendem presente

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse nesta segunda-feira que os detalhes legais sobre a aceitação de um jato Boeing 747-8 para substituir o Air Force One — como é conhecido o avião da Presidência dso EUA — como presente da família real do Catar “ainda estão sendo elaborados”.

“Qualquer doação a este governo é sempre feita em total conformidade com a lei”, acrescentou.

Questionada se acreditava que esse “presente” exigiria algo em troca, Leavitt respondeu: “De jeito nenhum, porque eles conhecem o presidente Trump e sabem que ele só trabalha pensando nos interesses do público americano”.

Trump afirmou na noite de domingo que o Departamento de Defesa planeja aceitar o jato de luxo como um “presente, gratuito”, nas redes sociais. Ele afirmou que o jato seria usado temporariamente “em uma transação muito pública e transparente”.

Na manhã desta segunda, o presidente voltou a defender o possível presente, descrevendo-o como uma “contribuição” e dizendo que seria uma “pessoa estúpida” se recusasse um jato gratuito.

Trump acrescentou que o avião “irá diretamente” para sua biblioteca presidencial depois que ele deixar o cargo. “Eu não o usaria”, concluiu.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.