Nesta quinta-feira (19) a Igreja Católica celebra dia de Corpus Christi, data que relembra a última ceia de Jesus com os apóstolos.
Em Minas Gerais, as cidades históricas celebram a data com os tradicionais tapetes de serragem. Em Sabará, na região Metropolitana de Belo Horizonte, os fiéis comemoram com celebração de missas e procissões onde os fiei percorrem ruas decoradas com tapetes feitos de de serragem colorida, flores e outros materiais naturais.
Os desenhos representam símbolos religiosos e são tratados como formas de devoção e arte. Os tapetes de serragem são considerados patrimônio cultural imaterial da cidade. A celebração desta quinta-feira (19) ocorreram nas paróquias de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora da Conceição.
Já em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, as celebrações também acontecem com missas, procissões e eventos musicais. Os tradicionais tapetes são montados ao longo de toda madrugada por fiéis, moradores e até mesmo turistas que estão na cidade.
Neste ano, os tapetes ocuparam mais de três quilômetros das ruas. Os tapetes foram montados principalmente no Centro histórico, entre igrejas e casarões coloniais.
Cerca de 20 mil pessoas participaram das celebrações religiosas na cidade.