Hélio Cury entrega troféu do Paranaense de 2025 ao Operário. (Foto: Raphael Brauhardt/FPF)
Após a declaração do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, de reduzir a quantidade de datas dos Estaduais, os clubes do Campeonato Paranaense iniciaram as discussões sobre a fórmula de disputa para 2026.
Inicialmente, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) estudava realizar o Estadual em 14 datas a partir do ano que vem, mas o desejo da CBF é em reduzir para 11. A expectativa dos clubes e da própria FPF é que a CBF aceite uma exceção e o Paranaense seja disputado em 12 rodadas.
De acordo com o vice-presidente do Azuriz, Robson Ramos, o presidente da FPF, Hélio Cury Filho, deixou a decisão nas mãos dos clubes.
“Nós já tivemos dois pré-arbitrais em maio para falar sobre o Campeonato Paranaense de 2026. No último, o presidente deixou à disposição dos clubes para saber a opinião. Tende a ser com 11, mas trabalhar com a ideia de ser com 12. O campeonato com 12 seria mais igualitário”, explicou o vice do Azuriz, em conversa com o UmDois Esportes.
Nas reuniões prévias, os clubes debateram fórmulas de disputa com 11 e 12 datas e aguardam a aprovação da CBF. A definição de como será o Campeonato Paranaense de 2026 será decidido apenas no arbitral, que normalmente ocorre entre outubro e novembro.
Como a mudança pode afetar os clubes do Campeonato Paranaense
Time titular do FC Cascavel no Paranaense de 2025. (Foto: Reinaldo Reginato/IconSport)
Dez dos 12 clubes que vão disputar o Campeonato Paranaense de 2026 já estão definidos.
São eles: Andraus, Athletico, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Londrina, Maringá, Operário e São Joseense. Os últimos dois são os melhores colocados da segunda divisão. Rebaixado, o Paraná Clube jogará a Segunda Divisão em 2026.
Destes, Cascavel, Azuriz e os dois times que subirem da segundona disputam somente o Estadual caso não disputem a Taça FPF no segundo semestre. Ou seja, 25% dos clubes do Paranaense correm o risco de disputar no máximo 12 jogos em uma temporada.
Operário é o atual campeão paranaense. Foto: André Jonsson/OFEC
“Qual o impacto dos clubes que só jogam o Estadual? Impactando os clubes menores, qual o impacto disso no futebol nacional? Por menor expressão que tenham, os clubes menores têm a missão de revelar atletas, fornecer atletas para times maiores. Imagina um time desse jogando cinco jogos, é muito desestimulante para montar time, buscar patrocínios e engajar torcida”, afirmou João Vitor Mazzer, presidente do Maringá.
Ainda segundo o mandatário do Maringá, a redução do calendário também pode prejudicar a evolução do Campeonato Paranaense. “O Paranaense está evoluindo nos últimos anos, melhor trabalhado como produto, mas estamos em uma força-tarefa de melhorar no sentido de ser um produto comercialmente melhor para que tenha mais receitas e melhore as condições dos clubes”, opinou.
“A partir do momento que o Paranaense fica mais curto, fica mais difícil captar recursos. E automaticamente tem uma piora do produto”, destacou Mazzer.
Siga o UmDois Esportes
Veja também:
Carlo Ancelotti tentará dar forma ao que restou da seleção brasileira
Athletico completa seis meses do rebaixamento com reformulação e coleção de vexames; veja a lista
UFC: Dana White revela conversa com Jon Jones e garante próxima luta
Fortune Tiger: 15 melhores plataformas do tigrinho em 2025
Ancelotti estreia no Brasil com mudanças; veja a provável escalação da seleção
Coritiba terá que mexer em setor que se destaca na Série B
Pedro Melo” itemprop=”image” data-src=”https://www.umdoisesportes.com.br/media/umdoisesportes/2025/03/20110927/pedro_melo.png” src=”https://www.umdoisesportes.com.br/media/umdoisesportes/2025/03/20110927/pedro_melo.png”>
Pedro Melo
Jornalista formado na PUC-PR e especialista em Gestão e Marketing no Esporte pela Uninter. Experiência em cobertura esportiva pela Rádio Banda B, Globo Esporte Paraná, Rede CNT e Paraná Portal. Colabora com o UmDois Esportes desde 2024, como repórter.
Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.