O final do dia de semana que marcou o feriado nacional de Dia das Crianças foi responsável por uma alta de 17,9% no comércio nacional, aponta levantamento realizado pelo Itaú Unibanco. Os dados mostram uma movimentação no varejo brasileiro acima do mesmo período do ano passado, entre 11 e 12 de outubro.
Apesar da data dedicada à infância, a categoria que mais cresceu não foi o de brinquedos — que ficou em segundo, com alta de 22% —, mas o de viagens, que exibiu um avanço de 46,7%.
Os números analisados pelo banco sinalizam que os setores mais beneficiados com o feriado foram os seguintes:
- agências de viagem, com alta de 46,7%
- brinquedos, com alta de 22,9%
- lojas de departamento, com aumento de 18,3%
- calçados, com alta de 12,1%
- recreação, com aumento de 11%
As vendas incluem pagamentos utilizando Pix e cartões de débito e crédito, feitas de pessoas físicas para empresas em compras online e presenciais.
Outro levantamento realizado pelo Instituto Datafolha para a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) antes da data previu uma movimentação de cerca de R$ 18,9 bilhões para o feriado de Dia das Crianças.
A pesquisa também mostrou que, entre os que pretendiam comprar presentes, os homens lideravam a disposição para gastar, sendo o Sudeste a região com maior valor médio de gasto (R$ 248).
Apesar do crescimento do e-commerce entre jovens, as lojas físicas ainda mantiveram a preferência dos consumidores.