A Eurasia Group revelou que 42% dos brasileiros consideram injusta a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 51% avaliam a decisão como justa. Os dados foram apresentados por Christopher Garman, diretor-executivo da consultoria, no WW.
A análise baseou-se na média de quatro pesquisas recentes que questionaram a população sobre a percepção da condenação de Bolsonaro, o primeiro presidente brasileiro condenado por plano de golpe de Estado.
Impacto na sociedade
De acordo com Garman, o resultado do levantamento reflete a atual divisão política do país. Para ele, a condenação, ao invés de amenizar as tensões sociais, acabou reforçando as convicções de cada lado do espectro político.
O diretor-executivo da Eurasia destaca que os eleitores identificados com a direita tendem a ver a condenação como perseguição política. Por outro lado, uma maioria modesta da população considera o resultado do julgamento como adequado. Ele afirma, que no final, o cenário político do país permanece inalterado após a condenação e causa pouco impacto em uma possível pacificação.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.