Lar Economia Consignado CLT: Vale a pena aposentado contratar nova linha de crédito?

Consignado CLT: Vale a pena aposentado contratar nova linha de crédito?

por matheusoliveira
0 comentários
consignado-clt:-vale-a-pena-aposentado-contratar-nova-linha-de-credito?

Em operação desde a sexta-feira (21), o novo consignado para trabalhadores CLT atingiu mais de R$ 50 bilhões solicitados em crédito.

Em meio a tantos pedidos, pode surgir a dúvida entre aposentados que continuam a trabalhar em regime CLT qual modalidade oferece taxa de juros menor e mais benefícios na hora de pagar.

Porém, vale notar que o consignado para aposentados pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) tem um limite de taxa de juros de 1,8% ao mês, enquanto no consignado CLT não há limite de taxa, o que abre margem para pagamentos maiores, segundo a planejadora financeira da Associação Brasileira do Planejamento Financeiro (Planejar), Letícia Camargo.

“Além disso, a pessoa pode ser demitida do emprego CLT, e mesmo com a garantia de 10% do saldo do FGTS e de 100% da multa rescisória, o saldo do empréstimo ainda pode não ser totalmente quitado”, pondera Camargo.

“Então, há algum risco para o banco, que deve cobrar taxas mais altas do que para os aposentados, que receberão suas aposentadorias até o final de suas vidas, minimizando o risco do banco de não receber.”

Trabalhadores com carteira assinada, inclusive trabalhadores rurais e domésticos, além de Microempreendedores Individuais (MEIs), contam com acesso à linha de crédito. O trabalhador terá uma margem consignável de até 35% do salário.

No caso de demissão, o desconto será aplicado sobre as verbas rescisórias, observando o limite legal, segundo o governo federal.

O aposentado pode trabalhar com registro em carteira?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permite que beneficiários continuem a receber a aposentadoria mesmo empregados no regime CLT.

Porém, aposentados por incapacidade permanente podem ter o pagamento cancelado caso retornem ao trabalho.

Aposentados por atividades insalubres ou perigosas não podem voltar a exercer atividades nocivas à saúde ou à integridade física.

Passo a passo para liberar o “Crédito do Trabalhador”:

  • Acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital);
  • Solicite a proposta de crédito;
  • Autorize que os bancos tenham acesso aos dados;
  • As propostas serão enviadas em até 24 horas;
  • Analise a melhor oferta;
  • Faça a contratação por meio do banco.

Como os pagamentos serão feitos?

Mensalmente, as parcelas serão descontadas na folha de pagamento do trabalhador, por meio do eSocial. Após a contratação, o trabalhador poderá acompanhar, mês a mês, as atualizações do pagamento.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.