Lar Politica CPMI do INSS: Oposição mira Câmara após contabilizar assinaturas no Senado

CPMI do INSS: Oposição mira Câmara após contabilizar assinaturas no Senado

por henriquesales
0 comentários
cpmi-do-inss:-oposicao-mira-camara-apos-contabilizar-assinaturas-no-senado

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), afirmou que o pedido para a abertura da CPMI do INSS já conta com as assinaturas necessárias de senadores para ser aberta.

“Tem quase 30”, disse Marinho em entrevista ao WW nesta quinta-feira (1°). Para a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), são necessárias as assinaturas de 27 senadores e 171 deputados federais.

Nas contas do líder opositor, já passa de 100 o número de endossos de deputados à comissão que visa investigar fraudes em descontos associativos em pensões e aposentadorias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Na próxima semana, a gente vai conseguir o número suficiente (na Câmara)”, afirmou.

Tanto CPMIs como CPIs (comissões parlamentares de inquérito) são colegiados do Congresso que, com poderes do Judiciário e tipicamente utilizados pela oposição, se debruçam a investigar um determinado fato.

Na Câmara, a oposição conseguiu 185 assinaturas para abrir uma CPI do INSS. Porém, há uma fila de mais de 10 pedidos de CPIs aguardando criação, e o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve priorizá-las.

A CPMI do INSS seria uma alternativa para furar a fila existente na Câmara, bastando que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União), leia o requerimento de abertura em uma sessão conjunta do Congresso.

“Nós vamos trabalhar para só haver sessão congressual se for instalada a CPMI”, acrescentou Marinho.

Conheça as principais fraudes contra beneficiários do INSS

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.