O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 foi concluído no último domingo (16) após aplicação das provas em 1805 cidades de todo o país. Ao todo, o exame reuniu cerca de 4 milhões de participantes nos dois dias de prova.
Neste ano, o exame consolidou-se como uma prova que manteve a tradição pedagógica na cobrança de temas e habilidades, alinhada com as edições anteriores, ao mesmo tempo em que trouxe inovações no formato visando tornar o tempo mais gerenciável.
O grande destaque do primeiro dia foi o tema da redação: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. As provas de Linguagens e Ciências Humanas mantiveram o padrão de exigir interpretação de texto em diversas linguagens e a aplicação de repertório sociocultural.
Já o segundo dia de provas, com ciências da natureza e matemática, apresentou um nível de dificuldade que variou de intermediário a difícil.
Em matemática, houve destaque para a presença de gráficos e a abordagem de situações-problema do cotidiano, como questões que envolveram Usain Bolt e economia de água, embora professores tenham ressaltado a presença de uma questão complexa sobre função tangente, algo menos usual.
- As mais fáceis e mais difíceis do primeiro dia:
Geografia
Mais fáceis: 61
Mais difícil: 59
Literatura
Mais fácil: 35
Mais difícil: 34
Espanhol
Mais fácil: 2
Mais difícil: 3
Filosofia
Mais fácil: 81
Mais difícil: 55
Linguagens
Mais fácil: 31
Mais difícil: 28
História
Mais fácil: 77
Mais difícil: 71
Sociologia
Mais fácil: 72
Mais difícil: 58
O que dizem os especialistas?
Para o professor do Sistema Anglo de Ensino, Viktor Lemos, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano seguiu a linha pedagógica das edições anteriores, especialmente nas áreas de linguagens e humanidades, mas trouxe uma novidade de formato que foi bem recebida pelos especialistas.
“Numa prova que é bastante longa e desafiadora em termos de tempo para o candidato, utilizar um texto para mais de uma questão, você teve textos aqui para cinco questões, e isso é muito positivo para a calma e o compasso da prova”, afirma o professor.
- As mais fáceis e mais difíceis do segundo dia
Matemática
Mais fácil: 139
Mais difícil: 155
Química:
Mais fácil: 92
Mais difícil: 120
Física:
Mais fácil: 110
Mais difícil: 121
Biologia
Mais fáceis: 90
Mais difícil: 115
Prova mais leve que 2024
Em relação ao segundo dia de prova, o professor acredita que o conteúdo foi “mais fácil que o primeiro e, em várias disciplinas, mais fácil que no ano passado.”
Especialmente em biologia — disciplina-chave para cursos como medicina — “a prova pode ter oferecido pouca capacidade de discriminação entre candidatos de alto desempenho.”