Lar Policia Especialista: “A gente não consegue sair do petróleo de uma vez”

Especialista: “A gente não consegue sair do petróleo de uma vez”

por dudacambraia
0 comentários
especialista:-“a-gente-nao-consegue-sair-do-petroleo-de-uma-vez”

Em entrevista ao CNN Sustentabilidade, o professor do Departamento de Botânica na Universidade de São Paulo Marcos Buckeridge falou sobre a transição energética e a produção de petróleo no Brasil. Segundo ele, “a gente não consegue sair do petróleo de uma vez”.

O professor, inclusive, fez uma analogia com a velocidade de um veículo. “É como se você tivesse no seu carro a 150 km/h e você parasse de uma vez, você vai atravessar o para-brisas”.

Segundo o professor, uma das estratégias da transição energética é a Bioenergia com Captura e Armazenamento de Carbono (BECCS).

“Você produz a bioenergia a partir da cana, por exemplo, mas ali do lado da usina, você pega todo o CO2 que é produzido durante o processo e você enterra esse CO2 a três ou quatro quilômetros de profundidade. Ali, o CO2 está num estado super crítico, que é como se fosse um líquido, ou então ele mineraliza, ele reage com as rochas e fica guardado lá embaixo. Não tem perigo de fazer isso”, explica.

Esse sistema de captura e armazenamento de carbono (CCS) está sendo estudado no mundo inteiro. “Quando eu junto o CCS à bioenergia, isso tem um potencial de levar, por exemplo, o nosso etanol a ter não uma emissão negativa”.

O professor ainda enfatiza que outros materiais também são feitos de petróleo, portanto, a transição energética não envolve apenas os combustíveis.

“No centro de biologia sintética e de sistemas, nós temos bactérias que produzem plásticos dentro das células e nós podemos extrair esse plástico. Vamos gradativamente substituindo”.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.