Lar Brasil Especialistas explicam inundações frequentes no Jardim Pantanal (SP)

Especialistas explicam inundações frequentes no Jardim Pantanal (SP)

por Felipe Souza
0 comentários
especialistas-explicam-inundacoes-frequentes-no-jardim-pantanal-(sp)

As chuvas intensas que atingem São Paulo, desde a última sexta-feira (31), têm castigado os bairros que cercam o Rio Tietê, como o Jardim Pantanal, na zona leste da capital.

Uma moradora do bairro contou que há mais de três dias diversas famílias estão ilhadas devido às enchentes que atingem o bairro.

Segundo o professor Pedro Côrtes, analista de Meio Ambiente e Clima da CNN, o percurso original do Tietê, um rio meandrante — isto é, cheio de curvas — não permitiria que suas margens fossem habitadas, pois na área de várzea do rio formam-se grandes bolsões d’água com áreas de inundação.

“As mudanças climáticas e a urbanização acelerada prejudicaram a região, levando, além das inundações, outras questões como: a contaminação do sistema de distribuição da Sabesp e a perda de capacidade de transporte do Rio Tietê, que já tem um fluxo lento naturalmente”, explica o professor.

A CNN também falou com o diretor da SP Águas, a agência de Águas do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

“Com o excesso de chuvas que tivemos em um curto período, o efeito natural é que essa água se extravase para a região de várzea, onde está localizado o bairro Jardim Pantanal. Isso é o que acaba gerando esse impacto”, explicou o diretor Nelson Lima.

A SP Águas afirmou que o fechamento das comportas da Barragem da Penha não tem nenhuma relação com alagamentos em bairros da região.

“A população tem a impressão de que, quando fazemos esse fechamento devido ao excesso de chuvas, a barragem funciona como se estivesse aberta, o que impactaria o escoamento daquela região. Mas, o Tietê já escoa naturalmente, pois há uma diferença de desnível de 3 a 4 metros em relação à cota mais alta. Ele está fluindo naturalmente”, explica o diretor da SP Águas.

Ainda conforme o diretor, a comporta está totalmente fechada e os níveis continuam baixando, mas o processo ocorre de maneira lenta.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.