Lar Esportes Francês frustra Raphinha e ganha a Bola de Ouro pela 1ª vez; veja o top-30

Francês frustra Raphinha e ganha a Bola de Ouro pela 1ª vez; veja o top-30

por Pedro Melo
0 comentários
frances-frustra-raphinha-e-ganha-a-bola-de-ouro-pela-1a-vez;-veja-o-top-30

O francês Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain, ganhou o prêmio Bola de Ouro da revista francesa France Football e do jornal francês L’Equipe. O espanhol Lamine Yamal, do Barcelona, e o português Vitinha, também do PSG, completaram o pódio.

A premiação ficou esvaziada por conta da ausência de diversos jogadores do PSG. Hakimi, Kvartaskhelia, Nuno Mendes, Fabián Ruiz e Vitinha, além do técnico Luis Enrique, não estiveram no evento por conta da disputa praticamente no mesmo horário do clássico com o Olympique de Marselha.

O jogo estava marcado para o domingo (21), mas foi adiado por conta das tempestades em Marselha. O PSG reclamou da nova data do clássico, porém o regulamento da Liga de Futebol Profissional da França (LFP) determina que a partida adiada seja realizada no dia seguinte.

Dembélé só estava presente no evento por conta de uma lesão que o tirou dos gramados. O atacante foi o grande nome do PSG na conquista inédita da Champions League e terminou a última temporada com 35 gols e 14 assistências em 53 partidas.

Realmente estou sem palavras. Foi uma temporada fantástica com o PSG, aconteceram inúmeras coisas na minha carreira. Vencer esse troféu e ainda ser entregue pelo Ronaldinho, uma lenda do futebol. Tenho muito orgulho do que já alcancei na minha carreira. Quero agradecer ao PSG porque me buscaram em 2023. O PSG é uma família incrível.

Os brasileiros no Bola de Ouro

Lamine Yamal com o brasileiro Raphinha no Barcelona. (Foto: Sergio Ruiz/Pressinphoto/Icon Sport)

Entre os brasileiros, o melhor colocado foi o atacante Raphinha, do Barcelona, que terminou em quinto lugar. O jogador teve a sua melhor temporada na carreira com 38 gols e 23 assistências em 64 partidas. Ele foi um dos grandes nomes da tríplice coroa do Barça – Campeonato Espanhol, Supercopa da Espanha e Copa do Rei.

O atacante Vinícius Júnior, que ficou na segunda colocação no ano passado, acabou em 16°. O camisa 7 não repetiu o mesmo desempenho em uma temporada abaixo do Real Madrid. Após a saída do italiano Carlo Ancelotti para a seleção brasileira, o brasileiro sequer tem a titularidade garantida com o espanhol Xabi Alonso.

Já no feminino, a vencedora foi a meia Aitana Bonmatí, do Barcelona e da seleção espanhola. A brasileira Marta, uma das destaques da conquista do Brasil na Copa América, terminou na 12ª posição. E a atacante Amanda Gutierrez, do Palmeiras e que também ganhou o título com a seleção brasileira, ficou na 21ª colocação.

Para completar, o Botafogo concorria ao prêmio de melhor clube masculino da temporada, mas perdeu o prêmio para o PSG. Com os títulos do Campeonato Francês, da Copa da França e da Champions, a temporada do Paris só não foi perfeita por conta da derrota na final da Copa do Mundo para o Chelsea.

Confira o top-30 da premiação da Bola de Ouro

  1. Dembélé (PSG e França)
  2. Lamine Yamal (Barcelona e Espanha)
  3. Vitinha (PSG e Portugal)
  4. Salah (Liverpool e Egito)
  5. Raphinha (Barcelona e Brasil)
  6. Hakimi (PSG e Marrocos)
  7. Mbappé (Real Madrid e França)
  8. Cole Palmer (Chelsea e Inglaterra)
  9. Donnarumma (PSG/Manchester City e Itália)
  10. Nuno Mendes (PSG e Portugal)
  11. Pedri (Barcelona e Espanha)
  12. Kvaratskhelia (PSG e Geórgia)
  13. Kane (Bayern de Munique e Inglaterra)
  14. Doué (PSG e França)
  15. Gyökeres (Sporting/Arsenal e Suécia)
  16. Vinicius Júnior (Real Madrid e Brasil)
  17. Lewandowski (Barcelona e Polônia)
  18. McTominay (Napoli e Escócia)
  19. João Neves (PSG e Portugal)
  20. Lautaro Martínez (Internazionale e Argentina)
  21. Guirassy (Borussia Dortmund e Guiné)
  22. Mac Allister (Liverpool e Argentina)
  23. Bellingham (Real Madrid e Inglaterra)
  24. Fabián Ruíz (PSG e Espanha)
  25. Dumfries (Inter de Milão e Holanda)
  26. Haaland (Manchester City e Noruega)
  27. Rice (Arsenal e Inglaterra)
  28. Van Djik (Liverpool e Holanda)
  29. Wirtz (Bayer Leverkusen/Liverpool e Alemanha)
  30. Olise (Bayern de Munique e França)

Siga o UmDois Esportes

Pedro Melo” itemprop=”image” data-src=”https://www.umdoisesportes.com.br/media/umdoisesportes/2025/03/20110927/pedro_melo.png” src=”https://www.umdoisesportes.com.br/media/umdoisesportes/2025/03/20110927/pedro_melo.png”>

Jornalista formado na PUC-PR e especialista em Gestão e Marketing no Esporte pela Uninter. Experiência em cobertura esportiva pela Rádio Banda B, Globo Esporte Paraná, Rede CNT e Paraná Portal. Colabora com o UmDois Esportes desde 2024, como repórter.

Veja também:

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.