Jim Himes, o principal democrata no Comitê de Inteligência da Câmara, não foi informado antes dos ataques dos Estados Unidos ao Irã — embora seu colega republicano no painel, o presidente Rick Crawford, estivesse em contato com a Casa Branca, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto.
Além disso, o senador Mark Warner, o democrata de maior destaque no Comitê de Inteligência do Senado, também não foi informado antes do ataque, segundo uma fonte familiarizada com o assunto, mas o presidente do Partido Republicano, Tom Cotton, foi informado.
Ambos os democratas fazem parte da “Gangue dos Oito”, que normalmente recebe informações antes de um engajamento militar americano significativo.
A Gangue dos Oito inclui os líderes da Câmara e do Senado de cada partido, bem como os presidentes e membros graduados dos comitês de inteligência da Câmara e do Senado.
Os principais republicanos do Gangue dos Oito — incluindo o presidente da Câmara Mike Johnson e o líder da maioria no Senado, John Thune — foram informados com antecedência, dizem fontes familiarizadas com o assunto.