Lar Região Latino-americanas surpreenderam em temporada de balanços, diz relatório

Latino-americanas surpreenderam em temporada de balanços, diz relatório

por andrevasconcelos
0 comentários
latino-americanas-surpreenderam-em-temporada-de-balancos,-diz-relatorio

Com o final da temporada de balanços do segundo trimestre de 2025, as companhias da América Latina demonstraram alta média de 3,8% no Ebitda (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização). Os resultados levaram a uma reação positiva dos mercados de ações, principalmente no Brasil.

O relatório da Bloomberg Intelligence, divulgado com exclusividade à CNN, estima que a região lidere globalmente os ganhos nos balanços de 2025.

Segundo o documento, 39,7% das companhias latino-americanas superaram as expectativas no trimestre, enquanto 30,8% ficaram abaixo do esperado.

O setor financeiro foi o único a registrar uma queda nos lucros, puxado principalmente pelo RoE (Retorno sobre Patrimônio Líquido) 20% abaixo do consenso e lucro 60% menor do que o registrado um ano antes.

Já no setor de commodities, as empresas tiveram baixa de 14,2% do Ebitda no período. Apesar disso, o lucro líquido geral cresceu 36% mesmo com empresas importantes como Vale e Gerdau apresentando contração.

A Bloomberg Intelligence aponta que o setor de comunicações foi quem liderou os ganhos na América Latina, com 383,6% de crescimento no lucro, impulsionado principalmente pela America Móvil, empresa de telecomunicação mexicana que reverteu prejuízo.

No mercado de ações da região, o papel que mais cresceu foi o da RD Saúde, com alta de 18,7% depois da divulgação dos resultados, enquanto a Natura teve a maior baixa.

O relatório indica que os setores de bens de consumo básico e industrial foram os com maiores baixas nas revisões de estimativa de lucro. Os bens, com expectativa 4,3% menor, foram impactados pelo fraco crescimento doméstico mexicano.

Já a indústria foi pressionada principalmente pela Embraer, que teve reflexo do tarifaço em seus resultados – apesar das aeronaves entrarem na lista de exceções mais tarde.

As estimativas dentre as companhias financeiras permaneceram mistas e próximas da estabilidade (+0,1%), com cortes nas revisões do Banco do Brasil e crescimento forte nas expectativas do BTG Pactual, por exemplo.

Após a temporada de balanços do segundo trimestre, analistas da Bloomberg Intelligence rebaixaram 49% dos ratings de companhias e setores da América Latina, enquanto elevou 36% deles.

O setor de saúde atingiu revisão 100% positiva, com destaque para o lucro da Rede D’Or, que superou a expectativa do mercado.

Já os setores com maior impacto negativo nos ratings foram os de serviços de comunicação e bens não essenciais, com 67% das avaliações em baixa.

O consenso apontado pelo documento indica que a América Latina deve registrar o maior crescimento nos lucros dentre as regiões globais em 2025, com um aumento de quase 30%.

Apesar da projeção ter sido reduzida após a divulgação das tarifas dos EUA em abril, os acordos comerciais, exceções e crescimento nos balanços financeiros sustentaram a alta para a região.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.