O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (30), que há uma “celeuma” no país sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial.
“Tem uma celeuma no Brasil sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial. Foi dada a licença do Ibama para que o Ibama comece a fazer pesquisa”, afirmou o presidente.
A declaração foi dada durante uma agenda com autoridades do setor automobilístico para discutir combustíveis sustentáveis.
Na semana passada, a Petrobras informou que recebeu licença de operação do Ibama para a perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059 na Margem Equatorial.
Segundo a estatal, o ponto está localizado em águas profundas do Amapá, a 500 km da foz do rio Amazonas e a 175 km da costa.
A sonda se encontra na locação do poço e a perfuração está prevista para ser iniciada imediatamente, com a duração estimada de cinco meses.
“Eu tenho dito que não é possível ninguém abrir mão do combustível fóssil do dia para a noite, é preciso construir o fim da utilização do combustível fóssil e para isso a gente tem que pesquisar a Margem Equatorial com o cuidado que o meio ambiente exige, com a responsabilidade que o Brasil tem de mostrar que nós vamos ser o país mais perfeito no sentido da transição energética do mundo”, explicou o petista.
Estavam presentes no evento o diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedez, Luiz Carlos Gomes de Moraes; o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella; o presidente Mercedes-Benz na América Latina e no Brasil, Denis Güven; e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges.
Também participaram da agenda o vice-presidente, Geraldo Alckmin; o ministro do Trabalho, Luiz Marinho; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e o secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Renato Dutra.
*Sob supervisão de Renata Souza