Segundo apuração da CNN, o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o líder americano, Donald Trump, deste domingo (26) na Malásia, está previsto para acontecer entre 17h e 18h, no horário local (6h e 7h, no horário de Brasília).
A reunião deve acontecer numa agenda paralela à Cúpula da Asean (Associação da Nações do Sudeste Asiático).
Trump confirmou confirmou a reunião com Lula, enquanto falava com repórteres a bordo do Air Force One, neste sábado (25), a caminho de Kuala Lumpur, capital da Malásia.
Em sua fala, o presidente americano afirmou que a redução nas tarifas de importação depende das “circunstâncias corretas”.
Eles devem conversar sobre o tarifaço de 50% a produtos brasileiros e sobre as sanções impostas a autoridades brasileiras, como ministros do Supremo Tribunal Federal e servidores públicos ligados ao programa Mais Médicos.
Lula afirmou estar disposto a encontrar uma solução para as tarifas.
“Eu espero que role (o encontro). Vim com a disposição que a gente possa encontrar uma solução”, disse Lula a jornalistas antes de chegar a uma cerimônia na Universidade Nacional da Malásia, em que recebe o título de doutor honoris causa.
O brasileiro também declarou que está aberto a discutir diversos temas, incluindo a situação em Gaza, o conflito na Ucrânia, questões relacionadas à Venezuela e materiais críticos como minerais e terras raras.