A Marcopolo está apostando fortemente no desenvolvimento de ônibus elétricos com tecnologia nacional, demonstrando a capacidade da indústria brasileira em contribuir para a descarbonização global.
Em entrevista exclusiva ao CNN Money, o CEO da empresa, André Armaganijan, diz que o plano é apresentar suas soluções sustentáveis durante a COP30, evidenciando o potencial do Brasil no setor de transportes limpos.
O veículo elétrico desenvolvido pela empresa utiliza majoritariamente componentes nacionais, com exceção apenas das baterias. A Marcopolo investiu em uma equipe de mais de 600 engenheiros para desenvolver o software de gestão dos ônibus elétricos, consolidando sua capacidade tecnológica no setor.
A Marcopolo pretende iniciar a comercialização de ônibus elétricos na Europa em 2027. O modelo G8, carro-chefe da empresa lançado em 2021, já conta com mais de 5 mil unidades vendidas, sendo 1.500 exportadas. O processo de adaptação para o mercado europeu está em andamento, incluindo homologações e adequações específicas de cybersecurity.
Com presença em seis países além do Brasil, a Marcopolo desenvolveu plataformas globais que podem ser produzidas em diversas unidades do grupo. A estratégia inicial é concentrar a produção no Brasil, fornecendo produtos que atendam às exigências do mercado europeu.
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