Lar Brasil MP denuncia 12 suspeitos por ataques coordenados de facção criminosa em RO

MP denuncia 12 suspeitos por ataques coordenados de facção criminosa em RO

por julianabernardino
0 comentários
mp-denuncia-12-suspeitos-por-ataques-coordenados-de-faccao-criminosa-em-ro

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) denunciou 12 pessoas suspeitas de envolvimento em uma série de ataques violentos ocorridos em diferentes municípios do estado em janeiro deste ano

Os atentados, que envolveram incêndios, explosões e depredações, teriam sido executados a mando de uma facção criminosa em resposta à atuação policial na região.

Segundo o MP, as ações criminosas foram desencadeadas após a emissão de um “salve geral” por lideranças da facção, com ramificações em Porto Velho e em outras cidades. Os denunciados teriam difundido as instruções por meio de chats privados e grupos organizados em aplicativos de mensagens, incitando os ataques a bens públicos e privados.

A denúncia foi oferecida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e pelo Núcleo de Enfrentamento aos Crimes Cometidos por Facções Criminosas (NUFAC), com base em investigações conduzidas com apoio da Força-Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado (FTICCO-RO).

A Justiça da 4ª Vara Criminal de Porto Velho acolheu a denúncia e decretou a prisão preventiva de seis dos acusados. Eles devem responder por integração a organização criminosa e incitação ao crime. 

Relembre o caso

O crime organizado incendiou cerca de 18 ônibus na madrugada do dia 15 de janeiro em Porto Velho (RO), no enfrentamento às forças de segurança local. O total se somou aos outros 3 que já haviam sido queimados nos dias anteriores. Dos coletivos atacados, 13 eram da prefeitura. Na época, o prefeito Léo Moraes (Podemos) afirmou à CNN que o prejuízo aos cofres públicos chegaram a R$ 5 milhões.

O caso ocorreu próximo ao cruzamento entre as avenidas Lauro Sodré e dos Imigrantes.

A crise na segurança começou quando um policial militar foi morto em uma emboscada em um conjunto habitacional comandado pela facção Comando Vermelho. As polícias locais contra-atacaram e o enfrentamento se instalou.

Em áudios obtidos pela CNN, supostos integrantes da facção ameaçam o transporte público da cidade. Em um dos áudios, o criminoso explica que vai usar garrafa de vidro e gasolina nos ataques. Em uma das mensagens, o criminoso explica que vai usar garrafa de vidro e gasolina nos ataques para fechar “as saídas”.

Mais de 10 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas durante os ataques que durou aproximadamente uma semana.

*Sob supervisão 

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.