Lar Região Multilateralismo da Carta da ONU está em xeque, afirma Vitelio Brustolin

Multilateralismo da Carta da ONU está em xeque, afirma Vitelio Brustolin

por jorgefrodrigues
0 comentários
multilateralismo-da-carta-da-onu-esta-em-xeque,-afirma-vitelio-brustolin

O multilateralismo estabelecido pela Carta da ONU (Organização das Nações Unidas) está sob questionamento, com indícios de declínio na governança global, especialmente em questões de paz e segurança. Essa é a avaliação do professor de Relações Internacionais da UFF (Universidade Federal Fluminense) e pesquisador de Harvard, Vitelio Brustolin, durante sua participação no programa ‘WW Especial’, da CNN, que debateu a crise do multilateralismo e a perda de relevância da entidade em seus 80 anos de existência. 

Segundo o professor Brustolin, a ONU, fundada em 1945, foi criada para substituir a Liga das Nações, que falhou em prevenir a Segunda Guerra Mundial. Ele afirma que o principal objetivo da organização, conforme estabelecido no preâmbulo de sua Carta, é preservar as gerações futuras do “flagelo da guerra”. 

“A missão central da organização é, portanto, a manutenção da paz, seguida pela defesa dos direitos humanos e, em terceiro lugar, o desenvolvimento econômico e social. Se há guerra, é impossível preservar direitos humanos ou manter direitos econômicos e sociais”, explica Brustolin. 

Contradição na estrutura de paz 

Brustolin acrescenta que a estrutura da ONU congrega o idealismo, representado pela Assembleia Geral — na qual países como a China, com 1,4 bilhão de habitantes, e as Ilhas Marshall, com cerca de 70 mil, possuem direito a um voto — e o realismo, que reside no Conselho de Segurança. 

“O Conselho de Segurança é composto pelos vencedores da Segunda Guerra Mundial: Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França. São esses países que sustentam o ONU e que deveriam cumprir sua missão principal. No entanto, eles são os principais responsáveis pela crise atual”, aponta. 

O professor Vitelio Brustolin afirma que os membros permanentes “têm descumprido a carta da ONU sistematicamente desde a década de 1950”.  

“A Rússia veta resoluções do Conselho de Segurança que são contrárias a ela mesma. O Reino Unido e os Estados Unidos iniciaram a Guerra do Iraque sem pedir autorização do Conselho de Segurança. Então, o multilateralismo da Carta da ONU está, sim, em cheque”, alerta. 

“Essa percepção é corroborada por dados recentes. O Institute for Economics and Peace, em seu índice de 2024 que mede a performance da governança global, afirma que o multilateralismo, especialmente da ONU, está em declínio, especialmente nas questões de paz e segurança”, conclui. 

WW Especial

Apresentado por William Waack, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.

O Clube de Membros da CNN Brasil no YouTube está no ar. Faça parte e receba conteúdos especiais, bastidores e indicações do time de jornalismo da CNN. Como assinante, você terá acesso liberado à íntegra e a cortes do WW Especial, além de ter a sua pergunta respondida pelos apresentadores do Fora da Ordem. Clique aqui e participe!

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.