Lar Região Na Indonésia, Lula reafirma metas da COP30 e critica unilateralismo

Na Indonésia, Lula reafirma metas da COP30 e critica unilateralismo

por poliannelima
0 comentários
na-indonesia,-lula-reafirma-metas-da-cop30-e-critica-unilateralismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (23) que o Brasil se opõe a medidas unilaterais e reafirmou as metas da COP30 que será realizada em Belém do Pará, em novembro.

“Como a Indonésia, o Brasil se opõe a medidas unilaterais e coercitivas que distorcem o comércio e limitam a integração econômica. É o setor privado, com parcerias e projetos conjuntos, que transformará nossa afinidade diplomática em prosperidade compartilhada para nossas sociedades”, disse Lula.

Segundo o presidente, “Indonésia e Brasil seguirão parceiros na construção de um futuro compartilhado de cooperação, desenvolvimento e justiça social.”

O discurso ocorreu durante o Fórum Empresarial Indonésia-Brasil, em Jacarta, onde Lula realiza uma visita de Estado.

O presidente também enfatizou que faltam menos de 20 dias para o início da COP30 e frisou que a quadruplicação do uso de combustíveis sustentáveis é “uma das propostas que serão levadas à cúpula”.

“Vamos mostrar que é possível promover o desenvolvimento, enfrentar a mudança do clima e proteger as florestas tropicais e sua rica biodiversidade”, expressou ele.

Lula afirmou, que o Brasil “está recuperando 40 milhões de hectares de terras degradadas”.

“Ao sediar a COP-30 no coração da Amazônia, o Brasil quer mostrar que não há como preservar a natureza sem cuidar das pessoas. O apoio da Indonésia ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre tem sido fundamental para seu lançamento em Belém”, acrescentou o presidente.

Visita de Estado 

Como parte da agenda, o líder brasileiro se reuniu com o presidente indonésio Prabowo Subianto. Na ocasião, os dois assinaram atos e memorandos de cooperação entre os países.

O governo brasileiro mapeia oportunidades com o objetivo de fortalecer relações e ampliar o comércio no país asiático.

Lula está no país como parte de uma visita de Estado de quatro dias ao Sudeste Asiático.

O presidente se encontrará com o secretário-geral da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático) para discutir “prioridades” na relação entre o Brasil e a organização.

Depois, ele viajará para Malásia, na sexta-feira (24), onde participará da Cúpula da Asean em Kuala Lumpur. No país Lula também terá uma série de encontros com autoridades e empresários.

A comitiva oficial do presidente é integrada pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

Segundo a apuração da CNN, Lula deve encontrar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo (26), na Malásia.

O encontro vem sendo articulado há semanas por integrantes dos governos do Brasil e dos EUA, desde que os dois chefes de Estado se encontraram brevemente durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.