Lar Região O Grande Debate: Conflito entre Israel e Irã tem um vencedor?

O Grande Debate: Conflito entre Israel e Irã tem um vencedor?

por luisacerne
0 comentários
o-grande-debate:-conflito-entre-israel-e-ira-tem-um-vencedor?

O comentarista Caio Coppolla e o advogado e professor de Direito Constitucional, Alessandro Soares, discutiram, nesta terça-feira (24), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o conflito entre Israel e Irã tem um vencedor.

Depois do cessar-fogo entre os dois países, tanto o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, quanto o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, declararam vitória.

Para Coppolla, a humanidade é a maior vencedora.

“Com a obtenção da arma atômica por um regime genocida, teocrático e militarizado, você teria uma escalada da corrida armamentista na região. Provavelmente outros países do Oriente Médio passariam a buscar o desenvolvimento da sua bomba e você teria uma proliferação da capacidade de mútua destruição”, disse.

“O ponto pacífico é que a ameaça nuclear iraniana foi atrapalhada. Certamente haverá um atraso em qualquer plano no sentido que isso ocorra”, concluiu.

Alessandro acredita que ainda não é possível dizer quem é o vencedor.

“Muitas pessoas fazem a análise de que os problemas que fundamentalmente levaram ao cessar-fogo seriam situações políticas internas e não externas, mas quero chamar atenção para a questão externa”, afirmou.

“O conflito foi paralizado por questões externas de uma análise geopolítica, que passa pelos Estados Unidos, passa por Israel, passa pelo Irã, passa pelo Brics. […] Esse é um elemento fundamental para chegar à conclusão de que nós temos agora uma situação de pacificação temporária e que não sabemos qual será o cenário daqui para frente”, continuou.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.