Lar Região O Grande Debate: De quem é a culpa pelo aumento de apagões no país?

O Grande Debate: De quem é a culpa pelo aumento de apagões no país?

por luisacerne
0 comentários
o-grande-debate:-de-quem-e-a-culpa-pelo-aumento-de-apagoes-no-pais?

Os comentaristas José Eduardo Cardozo e Caio Coppolla discutiram, nesta terça-feira (14), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), sobre quem é o culpado pelo aumento de apagões no país.

O número de blecautes no sistema elétrico brasileiro aumentou quase quatro vezes no primeiro semestre deste ano, em uma comparação com o mesmo período do ano passado, segundo monitoramento do próprio MME (Ministério de Minas e Energia).

Cardozo entende que ainda é cedo para definir um culpado.

“Esse tipo de coisa é algo que exige uma apuração técnica, rigorosa e criteriosa. Várias causas podem determinar isso, muitas vezes eu posso ter um conjunto de situações isoladas que não têm nexo entre si e que podem em um determinado período ensejar situações desse tipo”, disse.

“Outras vezes tem um nexo de causa e efeito, por exemplo, se eu tenho equipamentos que ficam desgastados ao longo do tempo, equipamentos que realmente acabam não produzindo o efetivo atendimento após o uso acentuado, pode gerar situações desse tipo”, continuou.

Coppolla avalia que o governo federal tem uma parcela da culpa.

“Sobra energia quando não precisa, falta energia quando precisa e não tem linha de transmissão suficiente para ligar quem produz e quem consome. E de quem é a culpa por esses cortes e apagões? Nesses casos, quando a situação fica mais séria, o PT costuma colocar a culpa no Bolsonaro”, defendeu.

“PT jamais perderá a chance de demonizar as privatizações, afinal de contas, sem as empresas do Estado, não tem cabide de emprego para a companheirada e somem as oportunidades de superfaturar contratos”, opinou.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.