O comentarista José Eduardo Cardozo e o empresário e ex-deputado federal Alexis Fonteyne discutiram, nesta quinta-feira (28), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é uma lição democrática ou um excesso.
A revista britânica The Economist dedicou sua capa semanal à ação no STF (Supremo Tribunal Federal) que vai julgar a suposta participação de Bolsonaro e aliados em uma trama golpista. O título da edição é “O que o Brasil pode ensinar à América”.
Cardozo concorda com o posicionamento da revista.
“Basta ler a matéria, ela é claríssima, ela diz que o Brasil está dando lições de democracia, ensina democracia aos Estados Unidos, essa é a chamada da capa”, disse.
“E por que diz isso? Porque reconhece que o Brasil está dando respostas a comportamentos de Jair Bolsonaro que os EUA não conseguiram dar diante daquilo que Donald Trump tentou fazer quando perdeu as eleições para Joe Biden”, continuou.
Fonteyne entende que o Brasil está dando um mau exemplo.
“É um julgamento efetivamente ou é um processo de perseguição à direita conservadora? Muito parecido com o que aconteceu lá nos Estados Unidos quando os progressistas atacaram violentamente Donald Trump”, opinou.
“É um monte de suposições com minutas, com rascunhos, com testemunhas que foram praticamente torturadas para fazer uma narrativa e aí se coloca todo esse contexto: é de fato um julgamento ou uma execução, ele já foi julgado?”, defendeu.