Lar Região O Grande Debate: “Não governo sem STF” fere separação de Poderes?

O Grande Debate: “Não governo sem STF” fere separação de Poderes?

por luisacerne
0 comentários
o-grande-debate:-“nao-governo-sem-stf”-fere-separacao-de-poderes?

Os deputados federais Kim Kataguiri (União-SP) e Pedro Campos, líder do PSB na Câmara, discutiram, nesta quarta-feira (2), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se Lula fere a separação de Poderes ao dizer que não consegue governar se não recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Em entrevista à TV Bahia, o petista defendeu “cada macaco no seu galho”.

Para Kataguiri, Lula apequena o Congresso Nacional ao acionar o STF.

“Todas as vezes que o Supremo analisou projetos de decretos legislativos que controlam o poder regulamentar do Executivo, que é exatamente dessa matéria que a gente trata no IOF, o Supremo entendeu que o Congresso é soberano na sua decisão de controle político”, avaliou.

“Ou seja, se o Congresso Nacional entende que o Poder Executivo exacerbou o seu poder regulamentar, a palavra final é do Congresso, não é do STF. Não é o Congresso que diz isso, é a própria jurisprudência do Supremo quando admite o controle político”, prosseguiu.

Campos discorda que a fala fira a separação de Poderes.

“Nessa caso do PDL do IOF, quem começou a acionar o Supremo foi o PL, partido da oposição e de Bolsonaro, que entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade para derrubar o decreto antes de ser votado o PDL. Acabou que todo mundo acionou o Supremo nesse caso específico”, opinou.

“A legislação do IOF permite que o governo ajuste a alíquota. É um imposto que tem o objetivo regulatório, mas que arrecada sim, como qualquer outro imposto. […] Outros governos já fizeram mudanças, como foi o caso do governo Bolsonaro”, disse.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.