Lar Região Outros países do Oriente Médio ajudarão a reconstruir Gaza, diz Trump

Outros países do Oriente Médio ajudarão a reconstruir Gaza, diz Trump

por lucasoliveira
0 comentários
outros-paises-do-oriente-medio-ajudarao-a-reconstruir-gaza,-diz-trump

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na noite desta quarta-feira (9) que “outros países” do Oriente Médio ajudarão a reconstruir Gaza, mas não ofereceu mais detalhes sobre quais países isso incluiria.

“Acreditamos que Gaza será um lugar muito mais seguro e que se reconstrói, e outros países da região ajudarão na reconstrução, porque possuem uma riqueza enorme e querem que isso aconteça”, disse o presidente em entrevista à Fox News.

“Estaremos envolvidos em ajudá-los a ter sucesso e a manter a paz”, acrescentou o presidente americano.

Anteriormente, a CNN noticiou que as Nações Unidas “apoiarão a implementação total” do cessar-fogo em Gaza e do acordo de reféns, segundo o Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

A ONU “aumentará a entrega de ajuda humanitária sustentada e baseada em princípios, e avançaremos nos esforços de recuperação e reconstrução em Gaza”, disse Guterres.

Acordo de paz em Gaza

Mais cedo, Israel e Hamas chegaram a um acordo para implementar a primeira fase de um acordo de paz para a Faixa de Gaza, segundo anúncio de Trump nesta quarta-feira.

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, disse que este é um grande dia para o país, mas que continuará alcançando seus objetivos. Ele informou que reunirá o governo para ratificar o acordo — medida que está prevista na lei israelense.

O Hamas, por sua vez, afirmou que chegou a um entendimento para encerrar a guerra em Gaza. De acordo com o grupo radical, ele prevê a retirada das tropas de Israel do território, envio de ajuda humanitária e uma “troca de prisioneiros”.

Trump não deu mais detalhes sobre o que está nessa primeira parte do acordo, a não ser que ele prevê a libertação de todos os reféns e recuo dos militares de Israel. Entende-se que assuntos mais delicados, como o desarmamento do Hamas e a governança de Gaza, são pontos que ainda não foram fechados.

O anúncio é feito um dia após o ataque do Hamas que iniciou a guerra completar dois anos.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.