Lar Policia Padilha quer vacinação em massa contra a dengue em 2026

Padilha quer vacinação em massa contra a dengue em 2026

por fabiomunhoz
0 comentários
padilha-quer-vacinacao-em-massa-contra-a-dengue-em-2026

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou à CNN nesta sexta-feira (11) que deseja vacinar a população em massa com doses únicas do imunizante produzido pelo Instituto Butantan em 2026.

“A grande aposta do Ministério da Saúde é na parceria com o Instituto Butantan. Nós estamos desenvolvendo juntos a vacina. Já foi testada, inclusive. A expectativa é que ela possa estar presente no próximo ano para que a gente possa fazer vacinações em massa. Então, por isso, nesse momento o mais importante é as pessoas continuarem cuidando do foco do mosquito, que está dentro da casa das pessoas”, comentou.

Atualmente, a vacinação contra a dengue segue critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), focados em grupos específicos e com a administração de duas doses obrigatoriamente.

O imunizante brasileiro aguarda a liberação do registro por parte da Anvisa. A previsão do Butantan é fornecer 1 milhão de doses em 2025 e 100 milhões em 2027. No entanto, a liberação só ocorre após o aval da Anvisa.

A fala de Padilha ocorre, justamente, em um momento delicado da dengue em São Paulo. Uma pesquisa do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios mostrou que 89% dos hospitais particulares do estado registraram aumento nas internações por dengue nos 15 dias anteriores. Os hospitais foram ouvidos entre 25 de março e a última segunda-feira (7).

“São Paulo é responsável, hoje, por mais de 70% dos óbitos. Então, tem uma situação específica que está acontecendo, quase uma explosão de casos aqui. O Ministério da Saúde, desde o começo, tem apoiado, mandando exames, insumos, estrutura. Inclusive de ações, o ministério está preparado para apoiar os municípios e o estado no que for necessário”, encerrou.

O ministro visitou a sede do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas(InCor), em São Paulo, nesta sexta-feira. Ele visitou as instalações da unidade ao lado do presidente do InCor, Roberto Kalil Filho e, posteriormente, palestrou aos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. À CNN, Padilha também prometeu expandir as instalações do Instituto.

“O Incor hoje apoia UTIs de maternidades, tendo a redução maior de 40% da taxa de mortalidade por conta disso. Nós vamos planejar aqui a expansão dessa atuação do Incor, apoiando várias UTIs do país e com isso, garantindo o atendimento no tempo adequado, salvando vidas, fazendo aquilo que é uma obsessão do presidente [Luiz Inácio] Lula [da Silva], que é poupar o tempo para o atendimento médico especializado no nosso país.”

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.