Lar Economia Páscoa mais cara: vinho brasileiro teve reajuste de até 10% em 2025

Páscoa mais cara: vinho brasileiro teve reajuste de até 10% em 2025

por joaonakamura
0 comentários
pascoa-mais-cara:-vinho-brasileiro-teve-reajuste-de-ate-10%-em-2025

Além do aumento do preço dos chocolates, do bacalhau e dos peixes, o vinho brasileiro também está mais caro durante a Páscoa de 2025.

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) sobre a “cesta de Páscoa” traz a bebida com aumento médio em todo o Brasil de 5,79%.

Os valores são próximos aos relatados à CNN por produtores do Rio Grande do Sul, que contabilizam acréscimos de até 10% do mercado durante os quatro primeiros meses do ano.

Segundo o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Daniel Panizzi, os valores praticados são “menores que a inflação, mas maiores que a inflação real, que contabiliza as variações cambiais e os aumentos reais dos fornecedores da cadeia”.

À CNN, o sócio-proprietário da vinícola Lidio Carraro, Juliano Carraro, afirmou que foi um esforço segurar os reajustes abaixo da inflação, mas que materiais como vidro (para a produção de garrafas), cortiça (para fazer as rolhas), manejo para a produção das uvas e o sistema de logística pesaram na indústria.

Ainda de acordo com Juliano Carraro, os vinhos importados também foram impactados pela flutuação do dólar e do euro.

“A gente vê que a maioria dos importados teve um reajuste de 10% a 20%, pois além da inflação normal dos custos da cadeia de logística, mão de obra e outras despesas, tem a influência cambial vigente”, comentou.

Mesmo com a conta mais cara, o setor espera faturar neste primeiro semestre de 2025 com a chegada do inverno e o impulsionamento do enoturismo, modalidade que compreende a visitação e a hospedagem nas vinícolas em todo o país.

“Historicamente o feriado de Páscoa é o melhor para o nosso enoturismo. Assim, aumenta o movimento e o consumo nos setores da gastronomia e rede hoteleira. Cerca de 35% das vendas dos vinhos tranquilos, principalmente dos vinhos tintos finos, se concentram nos meses de maio, junho e julho, então a chegada do inverno favorece bastante”, pontua Panizzi.

Em 2025, a safra da uva para os gaúchos bateu recordes e atingiu um dos melhores índices para a vitivinicultura brasileira. Segundo um levantamento da Emater-RS, aproximadamente 900 mil toneladas da fruta foram colhidas, o número representa 50% a mais do que no ano interior.

Além da quantidade, a qualidade da safra também promete estar acima da média, já que as uvas conseguiram atingir graus de maturação completo por conta das condições climáticas registradas durante o plantio.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.