Lar Região Petrobras saberá se pode explorar petróleo na Foz do Amazonas em outubro

Petrobras saberá se pode explorar petróleo na Foz do Amazonas em outubro

por joaonakamura
0 comentários
petrobras-sabera-se-pode-explorar-petroleo-na-foz-do-amazonas-em-outubro

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) deve responder de maneira célere, ainda no mês de outubro, às adequações feitas pela Petrobras em seus planos referentes à exploração de petróleo na Foz do Amazonas, segundo apuração da CNN.

O órgão ambiental aprovou na quarta-feira (24) a última etapa do licenciamento, mas pediu à companhia adequações nos planos apresentados previamente e no estudo ambiental. A estatal promete entregar o complemento na sexta-feira (26); e fontes do Ibama indicam que a resposta sai no mês que vem.

De acordo com o Ibama, ainda será necessário que as adequações sejam objeto de uma simulação — que ocorreria durante a perfuração pouco antes de a área de reservatório ser alcançada. Na avaliação de técnicos consultados pela CNN, contudo, este teste não é condição essencial para a licença, que deve sair antes.

Como mostrou a CNN, o Ibama pediu as adequações devido a problemas registrados durante a APO (Avaliação Pré-Operacional), última etapa do licenciamento.

Realizada no mês passado, o processo é um simulado para testar se os planos de emergência e proteção à fauna da Petrobras, a serem utilizados em caso de acidentes durante a perfuração, são exequíveis.

Um dos problemas identificados pelos técnicos do Ibama na APO — e que a Petrobras terá de corrigir — está na execução do “plano de comunicação do impacto transfronteiriço”. Trata-se basicamente do procedimento para avisar um país vizinho no caso de um vazamento de óleo ameaçar águas internacionais.

Outra ressalva diz respeito ao PPAF (Plano de Proteção e Atendimento à Fauna). Segundo fontes, no exercício, a Petrobras mobilizou mais recursos, como embarcações e pessoal, do que sinalizava no papel, o que poderia distorcer o teste.

Além disso, a fim de cumprir prazos para resgate de animais, a companhia teria deixado áreas de perfuração “descobertas”, sem navio de salvamento.

A Petrobras também precisará olhar para a equipe de líderes de sobrevoos. Segundo o Ibama, este pessoal é da região de Oiapoque e detém conhecimento da área, mas carecem de intensificação de treinamento com equipes mais experientes.

Ibama aprova APO

O parecer dos técnicos do Ibama recomendou a aprovação da APO, e a chefia do órgão acatou a recomendação.

“Levando em consideração as observações registradas pela equipe de avaliadores, a robustez da estrutura apresentada, bem como o caráter inédito da atividade executada — marcada por desafios logísticos relevantes, — considera-se a Avaliação Pré-Operacional do Bloco FZA-59 aprovada”, diz o parecer.

Segundo apuração da CNN, não houve consenso entre os técnicos envolvidos na APO. Em deliberação, contudo, os profissionais decidiram pela aprovação. Para parte dos técnicos, o simulado demonstrou a necessidade de adequações nos planos previamente apresentados pela Petrobras e no estudo ambiental.

“A estratégia e os recursos utilizados para o atendimento à fauna durante a APO divergem do proposto no PPAF, conforme detalhado na análise. Entende-se que o PPAF deverá ser revisado e apresentado considerando a incorporação das observações constantes neste parecer”, diz o parecer.

“Após análise, essa nova revisão deverá ser objeto de simulação, que deverá ocorrer durante a fase de reservatório do poço, tendo como foco o monitoramento, resgate, atendimento e transporte de fauna, sob acompanhamento do Ibama”, completa.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.