Lar Economia Plano de Transformação Ecológica impulsionará PIB em 0,4%, diz Fazenda

Plano de Transformação Ecológica impulsionará PIB em 0,4%, diz Fazenda

por Mariana Valbao
0 comentários
plano-de-transformacao-ecologica-impulsionara-pib-em-0,4%,-diz-fazenda

O secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux, disse que o conjunto de ações do Plano de Transformação Ecológica será capaz de impulsionar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 0,4% ao ano.

A estimativa consta em um estudo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ministério da Fazenda em parceria com o Banco Mundial, informou Dubeux durante o “CNN Talks: COP30 – A Chave para o Futuro”. O evento dá início à cobertura da CNN Brasil da 30ª Conferência do Clima, que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA).

“Muita gente encara essa agenda como sendo um custo para a economia. Dentro das condições brasileiras de diversidade, de grande potencial com biocombustíveis, energias renováveis, ao adotar conjunto de medidas, a gente consegue aumentar o ritmo de crescimento do PIB”, disse o secretário.

O Plano de Transformação Ecológica reúne políticas públicas e ferramentas para que a indústria, agricultura, energia, finanças e sociedade sejam impulsionadas a partir do desenvolvimento sustentável e tecnológico.

O governo brasileiro planeja instituir uma coalizão entre países que são adeptos ao mecanismo de ajuste de fronteira de carbono, segundo Dubeux. Na prática, o instrumento já existente na União Europeia define uma precificação para o carbono emitido durante a produção de bens que entram no bloco, tornando mais cara a importação de produtos de países que não são adeptos à prática.

“A gente está lançando uma proposta inovadora junto a outros parceiros internacionais para o debate da COP30. Criar uma integração entre mercados de carbono para que a gente consiga um modelo mais eficiente globalmente para reduzir as emissões de carbono e encontrar uma solução que não dependa da aprovação unânime de 200 países durante a negociação de COP. Fazer uma coalizão dos [países] que estão dispostos a ter regras ambiciosas”, afirmou.

Em seguida, o secretário completou: “Para isso, a gente soma com essa integração do mercado de carbono, um ajuste de fronteira para aqueles que não aderiram a iniciativa para estimulá-los a aderir à iniciativa. Temos dialogado com vários outros países, em particular com a União Europeia, trazendo elementos de justiça social”.

Em novembro, um time da CNN Brasil, incluindo âncoras, analistas e repórteres, estará na capital paraense para a cobertura da COP30.

A CNN Brasil terá um QG próprio no local, o casarão da Casa COP30, em uma área nobre de Belém. O espaço prevê hospitalidade sob medida para networking, produção de conteúdo e experiências, como entrevistas, brunches, jantares e happy hours exclusivos.

(Publicado por Mariana Valbão)

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.