Lar Região Possível condenação de Bolsonaro pode estender período de inelegibilidade

Possível condenação de Bolsonaro pode estender período de inelegibilidade

por douglasporto
0 comentários
possivel-condenacao-de-bolsonaro-pode-estender-periodo-de-inelegibilidade

O resultado do julgamento dos réus sobre a tentativa de golpe de Estado no STF (Supremo Tribunal Federal) pode provocar repercussões que transcendem o âmbito jurídico e penal, atingindo diretamente o cenário político nacional.

Entre os casos mais emblemáticos está o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), uma das principais lideranças da política do Brasil, cuja eventual responsabilização pode estender por mais tempo o período de inelegibilidade.

O ex-presidente sofreu uma condenação TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2023 e não pode concorrer nas eleições até 2030.

Na avaliação de Guilherme Barcelos, advogado especialista em Direito Eleitoral e sócio do Barcelos Alarcon Advogados, o desfecho do julgamento de Bolsonaro, com uma possível condenação, pode agravar a condição de seus direitos políticos.

Barcelos explica que as duas situações — julgamento pelo TSE e agora pelo STF — são diferentes e concorrentes entre si.

O ex-chefe do Executivo responde no STF por cinco crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado; organização criminosa armada, dano ao patrimônio público da União e deterioração de patrimônio tombado. As penas máximas somadas podem chegar a 43 anos de prisão.

“Observado o ordenamento jurídico atual, Bolsonaro permaneceria inelegível por mais tempo, isso porque a hipótese de inelegibilidade por condenações criminais prevê a restrição desde o advento da decisão colegiada até o prazo de oito anos após o cumprimento da pena. Isso conforme a legislação atual”, diz Barcelos à CNN.

“Eventual condenação colegiada de natureza penal faria com que o ex-presidente passasse a incorrer em outra hipótese de inelegibilidade. Não haveria soma [com condenação do TSE]. Mas duas hipóteses concorrentes”, detalha.

O julgamento do ex-presidente e outros sete réus do núcleo 1 da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado começa nesta terça-feira (2), na Primeira Turma do STF. Para analisar o caso, os ministros terão oito sessões divididas em cinco dias.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.