Lar Região Reino Unido dá ultimato a Israel e diz que reconhecerá Estado da Palestina

Reino Unido dá ultimato a Israel e diz que reconhecerá Estado da Palestina

por tiagotortella
0 comentários
reino-unido-da-ultimato-a-israel-e-diz-que-reconhecera-estado-da-palestina

O Reino Unido reconhecerá o Estado da Palestina em setembro se o governo de Israel não tomar medidas substantivas para pôr fim ao que os britânicos classificaram como situação terrível na Faixa de Gaza e cumprir outras condições.

O anúncio foi feito em comunicado do gabinete do primeiro-ministro Keir Starmer nesta terça-feira (29).

“Estamos determinados a proteger a viabilidade da solução de dois Estados e, portanto, reconheceremos o Estado da Palestina em setembro, perante a Assembleia Geral da ONU; a menos que o governo israelense tome medidas substanciais para pôr fim à terrível situação em Gaza e se comprometa com uma paz sustentável a longo prazo”, destaca a nota.

“Inclusive permitindo que a ONU reinicie sem demora o fornecimento de apoio humanitário à população de Gaza para acabar com a fome, concordando com um cessar-fogo e deixando claro que não haverá anexações na Cisjordânia”, adiciona.

Starmer também abordou o assunto em uma entrevista coletiva após uma reunião de gabinete nesta terça.

“Posso confirmar que o Reino Unido reconhecerá o Estado da Palestina perto da Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro, a menos que o governo israelense tome medidas substanciais para pôr fim à terrível situação em Gaza, concorde com um cessar-fogo e se comprometa com uma paz sustentável de longo prazo, reavivando a perspectiva de uma solução de dois Estados”, disse.

A reunião do gabinete foi convocada nesta terça para discutir um novo plano de paz, que está em desenvolvimento com outros líderes europeus. Eles também abordaram como levar mais ajuda humanitária a Gaza.

Governos britânicos anteriores afirmaram que reconheceriam formalmente um Estado palestino quando chegasse a hora certa, sem nunca estabelecer um cronograma ou especificar as condições necessárias.

Starmer enfrenta pressão crescente dentro do Partido Trabalhista para adotar uma linha mais dura em relação a Israel. A cobrança aumentou após Emmanuel Macron, presidente da França, dizer que reconhecerá um Estado palestino em setembro.

*com informações da Reuters

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.