Lar Todas as Noticias Reino Unido e Ucrânia suspendem compras de frango do RS; veja lista

Reino Unido e Ucrânia suspendem compras de frango do RS; veja lista

por gabrielbosa
0 comentários

O Reino Unido e a Ucrânia se juntaram à lista de países que anunciaram restrições à compra de frango do Brasil, após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.

Ao todo, 33 mercados impuseram algum tipo de restrição à importação de aves brasileiras, segundo dados do Ministério da Agricultura obtidos pela CNN.

Mercados que suspenderam as importações de frango de todo o Brasil:

África do Sul, Argentina, Armênia, Bielorrússia, Bolívia, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Iraque, Malásia, Marrocos, México, Paquistão, Peru, Quirguistão, República Dominicana, Rússia, Sri Lanka, Timor-Leste, União Europeia e Uruguai.

Países que suspenderam as importações apenas do Rio Grande do Sul:

Bahrein, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Cuba, Macedônia do Norte, Montenegro, Reino Unido, Tajiquistão e Ucrânia.

Países que suspenderam as importações apenas do município de Montenegro (RS):

Arábia Saudita e Japão.

A avaliação dentro do governo é de que, apesar da confirmação da presença do vírus em uma criação comercial, o ministério já estava preparado para a situação.

O vírus da gripe aviária não é novidade: já havia sido detectado em outras regiões do mundo, como Ásia, África e norte da Europa. No próprio Brasil, ele já havia sido identificado em aves silvestres e de subsistência.

Na Europa, apenas em 2025, mais de 200 casos foram registrados.

A percepção da Agricultura era de que seria apenas uma questão de tempo até que a gripe aviária chegasse também a uma criação comercial brasileira.

O ministério já vinha elaborando medidas de precaução. Desde 2023, o governo dá uma atenção especial para o assunto.

Foram assinados acordos de regionalização com países como Japão, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Filipinas — mercados importantes para a balança comercial do setor.

O acordo com o Japão, por exemplo, foi assinado em março.

Esses acordos permitem a regionalização de eventuais suspensões nas exportações, o que ajuda a evitar impactos econômicos mais amplos aos produtores.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.