Lar Policia SP inaugura a maior trilha da cidade com 182 km de natureza e ecoturismo

SP inaugura a maior trilha da cidade com 182 km de natureza e ecoturismo

por fernandapalhares
0 comentários
sp-inaugura-a-maior-trilha-da-cidade-com-182-km-de-natureza-e-ecoturismo

A cidade de São Paulo ganhou, neste sábado (12), a maior trilha de seu território urbano: a Trilha Interparques. Lançada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), o percurso tem 182 km de extensão e conecta importantes áreas de conservação ambiental e ecoturismo na zona sul da capital.

A trilha integra Parques Naturais Municipais (PNMs), Parques Estaduais, represas, Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e o Polo de Ecoturismo de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé. 

O trajeto tem início na Balsa da Ilha do Bororé, no Grajaú, e passa por pontos como os PNMs Bororé, Varginha, Itaim e Jaceguava, além do Parque Estadual Várzea do Embu-Guaçu, PNM Cratera de Colônia, Parque Estadual da Serra do Mar — Núcleo Curucutu e a RPPN Curucutu, retornando ao ponto de partida.

Além da extensa área verde, a trilha oferece pontos de contemplação e lazer em meio à natureza preservada. No caminho, os visitantes podem aproveitar píeres com vista para a represa Billings, uma torre de observação de incêndios com panorama para a Guarapiranga e áreas destinadas a piqueniques, cercadas por cenários naturais e um lago.

O percurso, totalmente demarcado com placas da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, proporciona segurança e orientação para os visitantes, e integra o circuito de ecoturismo do município, ampliando as opções para atividades ao ar livre e educação ambiental.

Segundo a Prefeitura, a Trilha Interparques atravessa áreas de rica biodiversidade, com a transição da Mata Atlântica para o Cerrado em determinados pontos. Entre as espécies de flora encontradas estão o cedro-rosa, embaúba-prateada, cambuci, samambaiaçu, tapiá, palmito-juçara e araucária, algumas delas ameaçadas de extinção.

A fauna também é destaque no percurso, com a presença de macacos bugios-ruivos, essenciais para a dispersão de sementes, além de tangarás-dançarinos, caxinguelês, quatis e diversas outras espécies nativas.

“O percurso permite que os visitantes tenham contato direto com a biodiversidade paulistana. Além da experiência imersiva na Mata Atlântica, a trilha reforça a importância da preservação e do equilíbrio ambiental e fortalece a economia e o turismo na região”, destacou Rodrigo Ashiuchi, secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente.

O mapa completo da Trilha Interparques está disponível na página oficial da Prefeitura de São Paulo.

*Sob supervisão

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.