Lar Região Tempo seco e chuva marcam o último final de semana de julho; veja previsão

Tempo seco e chuva marcam o último final de semana de julho; veja previsão

por Julia Farias
0 comentários
tempo-seco-e-chuva-marcam-o-ultimo-final-de-semana-de-julho;-veja-previsao

O último final de semana de julho deve ser marcado por tempo seco e pancadas de chuva pontuais pelo Brasil. Segundo a Climatempo, neste sábado (26), o tempo deve seguir instável nos extremos do país e com as chuvas isoladas concentradas em parte do Sul, Nordeste e Norte.

A agência de meteorologia aponta que, no Sudeste, a previsão para este sábado é de pancadas irregulares no norte do Rio de Janeiro, no leste de Minas Gerais e em áreas do litoral do Espírito Santo. Em algumas regiões, como o norte paulista ao noroeste e norte mineiro, o ar pode continuar seco com umidade abaixo de 30%. Já no Triângulo Mineiro, a umidade relativa do ar deve cair para valores abaixo dos 20%.

No Sul do país as pancadas de chuva continuam sobre o sul, leste e parte do oeste do Rio Grande do Sul, com alerta para temporais. Já na Serra Gaúcha, Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), áreas do sul e leste de Santa Catarina e do sudoeste e leste do Paraná, as pancadas acontecem de forma isolada. O noroeste e norte do Paraná seguem com tempo firme.

Segundo a Climatempo, na região Centro-Oeste o tempo permanece sem chuva e a umidade relativa do ar varia entre 12% e 20% em Goiás, Distrito Federal, leste e norte de Mato Grosso e no centro-norte de Mato Grosso do Sul. No Nordeste, o interior segue com tempo firme e seco, com exceção para o litoral da Bahia e o leste de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte que podem registrar pancadas de chuva pontuais.

Para o sábado, a previsão é que os temporais continuem no Norte do país, principalmente em Roraima e no interior e noroeste do Amazonas. No restante da região, como na divisa do Pará com o Amapá, a chuva acontece de forma mais isolada. Em Rondônia e Tocantins, o tempo firme predomina com registro de umidade crítica em Palmas.

Já no último domingo do mês (27), os temporais se espalham pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, quando uma nova frente fria começa a ganhar força na região. A chuva pode ser forte, especialmente nas capitais.

No Sudeste, o dia começa com tempo firme na maior parte da região, no entanto, existe previsão de chuva isolada no extremo sul e na capital paulista, com a chegada de uma frente fria. No Rio de Janeiro, o tempo segue firme e quente, enquanto no litoral do Espírito Santo chuva fraca e isolada pode ser registrada.

Frio em São Paulo: temperaturas voltam a despencar nos próximos dias

Neste domingo, pancadas irregulares de chuva podem acontecer na região Centro-Oeste do país, principalmente no extremo sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, o tempo segue firme e seco.

No Nordeste, o tempo seco continua no interior, com tardes ensolaradas e baixa umidade. A chuva se concentra na faixa leste e norte da região, sem alertas significativos e com registro de chuvas moderadas nas capitais como Aracaju, Salvador, Maceió e Recife.

Na Região Norte, as pancadas continuam entre Amazonas e Roraima, mas o tempo segue firme e seco no sul do Pará e centro-sul de Rondônia.

A instabilidade também é prevista no Sul do Brasil. A chuva deve se destacar ao longo do fim de semana e pode permanecer no início da próxima semana, com risco para temporais. A origem seria um ciclone extratropical, que favorece a formação de uma frente fria e que deve manter a chuva presente na região entre sábado (26) e segunda-feira (28).

No Rio Grande do Sul, a formação do ciclone no oceano pode provocar acumulados de chuva que variam entre 30 a 110 mm em algumas áreas.

*Sob supervisão de Rafael Saldanha

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.