Lar Região Tropas da Tailândia e Camboja trocam tiros e aumentam tensões na fronteira

Tropas da Tailândia e Camboja trocam tiros e aumentam tensões na fronteira

por taynaalves
0 comentários
tropas-da-tailandia-e-camboja-trocam-tiros-e-aumentam-tensoes-na-fronteira

Tropas da Tailândia e do Camboja trocaram tiros nesta quinta-feira (24) em uma área de fronteira disputada, aumentando as tensões entre os dois países do Sudeste Asiático.

O confronto ocorreu próximo ao antigo Templo Ta Muen Thom, na província tailandesa de Surin, após o exército tailandês acusar soldados cambojanos de se aproximarem armados e abrirem fogo contra uma base militar.

Segundo o exército da Tailândia, seis soldados cambojanos com armamentos pesados, incluindo RPGs, avançaram até uma área com arame farpado em frente ao posto militar tailandês, após o sobrevoo de um drone não tripulado. Dois militares tailandeses ficaram feridos, informou um oficial à Reuters.

O ministério da Defesa do Camboja negou a provocação e afirmou que seus soldados agiram em legítima defesa após uma incursão não autorizada de tropas tailandesas.

“As forças cambojanas agiram estritamente dentro dos limites da legítima defesa, respondendo a uma incursão não provocada de tropas tailandesas que violou nossa integridade territorial”, disse o tenente-general Maly Socheata.

O primeiro-ministro interino da Tailândia, Phumtham Wechayachai, se pronunciou sobre o conflito. Ele disse que a situação é “delicada” e que vai agir com cautela e de acordo com o direito internacional.

O episódio ocorre um dia após um soldado tailandês perder a perna na explosão de uma mina terrestre na mesma região. Desde então, a Tailândia chamou de volta seu embaixador em Phnom Penh, expulsou o embaixador cambojano e fechou partes da fronteira nordeste.

Hospitais na província de Surin iniciaram a remoção de pacientes como medida de precaução. O Camboja respondeu à escalada diplomática reduzindo as relações bilaterais “ao nível mais baixo” e ordenou o retorno de seus diplomatas.

A tensão na fronteira não é nova. Em maio, um soldado cambojano foi morto em um confronto semelhante, e o episódio atual reacende os temores de um conflito mais amplo. A crise também tem gerado desdobramentos políticos na Tailândia. A ex-primeira-ministra Paetongtarn Shinawatra foi suspensa após o vazamento de uma ligação em que criticava a atuação do exército tailandês.

*Em atualização

(Com informações da Reuters)

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.